16, agosto, 2014

Jantar francês com boeuf bourguignon

Jantar francês é a pedida certa para uma refeição especial e romântica; o prato principal é o bouef bourguignon

Boeuf Bourguignon (Divulgação)
Boeuf Bourguignon (Divulgação)

A França é um país de muitos aromas e sabores, sendo sua gastronomia, já antiga e amadurecida, reconhecida internacionalmente. Para além dos vinhos, outras ofertas muito comuns em são os pratos à base de carnes. Rendendo uma ótima sugestão de jantar francês e bem romântico (ainda mais acompanhando um bom vinho tinto), a chef Talita Ferreira do restaurante Les Deux de Americana em São Paulo, sugere o bouef bourguignon. Como toda boa receita francesa, o prato prima pelos detalhes e rende uma excelente refeição a dois.

Além da carne, há também o passo a passo para preparar um purê de textura balanceada e acompanhar o filet mignon. Um bom vinho – que tal um parisiense? – é nossa dica para incrementar a refeição.

Confira o passo a passo abaixo e bom apetite!

Boeuf Bourguignon
300gr de filet mignon em cubos
50gr cenoura em cubos de 3 cm x 3 cm
20gr cebola echacote
500mL vinho tinto seco
500mL caldo de carne

Purê
180gr batata cozida e amassada
30gr manteiga
QB sal

Modo de preparo:

Faça uma marinada com a carne, cenoura, echalotes e vinho. Adicione sal e pimenta. Deixe descansar de um dia para o outro. Numa frigideira frite bem o bacon. Adicione a carne bem escorrida da marinada. Depois de bem frita, adicione as echalotes, cenoura e o vinho da marinada. Complete com caldo de carne diluído em água. Por último adicione os cogumelos. Deixe cozinhar em fogo baixo e panela tampada por aproximadamente 1 hora, ou até q a carne esteja bem macia.

Para acompanhar nada melhor que purê de batata (batatas amassadas, manteiga, leite, sal e noz moscada).

Dica da chef: o Beouf Bourguignon também fica muito saboroso quando feito com carne de segunda. Nesse caso apenas deixe a carne cozinhar por mais tempo.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php