27, dezembro, 2013

Brasil Wok: novidade traz culinária saudável com múltiplas combinações

Pratos da Brasil Wok combinam proteínas, molhos e diversos ingredientes frescos e saudáveis

Combinações formam pratos saudáveis (Divulgação)
Combinações formam pratos saudáveis (Divulgação)

As pessoas chegam curiosas, olham, algumas entram, outras perguntam. A curiosidade pelo lugar é normal. A novidade chegou a Fortaleza há menos de um mês, mas já “fez a cabeça” de muita gente que frequenta a praça de alimentação do North Shopping Jóquei. É a Brasil Wok, franquia de culinária saudável, que estava presente apenas no estado de São Paulo e que atualmente tem uma loja na capital cearense, com outras duas unidades para 2014. O empresário que trouxe a novidade para Fortaleza, Manuel Tavares, conversou com o Portal Sabores para explicar a proposta gastronômica da Brasil Wok e as expectativas para o funcionamento da franquia.

De acordo com ele, a ideia é abrir no mínimo 5 unidades na capital nos próximos anos e outras 3 lojas em Teresina, no Piauí. O objetivo é expandir a franquia pelo Nordeste, cuja base de funcionamento está em Campinas (SP). Com poucas franquias abertas, a Brasil Wok quer trazer um novo ritmo de consumo de insumos saudáveis, com uma preparação rápida e na frente do cliente. Wok é um utensílio básico da culinária asiática e tem a forma de uma meia esfera metálica ou cerâmica, munida de duas alças ou de um cabo.

Como funciona

As opções de comida na Brasil Wok são diversas e você tem a oportunidade de nunca repetir o mesmo prato. Para começar, na entrada, você pega uma comanda e nela escolhe a proteína (são cerca de 15 opções) e dois molhos (se preferir pode escolher apenas um molho). Após as escolhas, você segue para a mesa de ingredientes que devem compor o prato. Estes ingredientes podem ser legumes, verduras, frutas, massas, queijos. Vai tudo misturado numa cumbuca. Escolhido isso, você leva para o balcão onde estão os cozinheiros. Lá, você entrega a cumbuca e a comanda com as opções de molhos e proteínas. O chef coloca tudo na wok e prepara a comida na sua frente e em poucos minutos. O prato é servido e você ainda pode complementar a refeição com 3 tipos de arroz, farofa, batata palha, castanhas e outros cereais. O valor pago é referente à escolha apenas da proteína. O restante você escolhe à vontade.

Proteínas
O preço da refeição é contado a partir da escolha da proteína. A Brasil Wok oferece diversas opções. São elas: soja, frango, calabresa, lombo suíno, picanha suína, carne vermelha, filé mignon, picanha, peixe, salmão, bacalhau à portuguesa, camarão, frutos do mar, combinado de carnes e combinado de salmão e camarão.

Molhos
Ao todo são 12 molhos, e o cliente pode escolher para compor o prato no máximo 2 molhos. Entre eles, está o molho basílico, à base de tomate e manjericão fresco. Tem ainda o molho barbecue, com tomate, pimenta síria, suco de laranja, e gengibre. Há ainda o molho de gorgozola, à base de leite, manteiga e queijo gorgonzola. A outra escolha pode ser o molho de maracujá e pimenta rosa, mas pode ser também o molho de mostarda. No cardápio, o cliente pode encontrar ainda o molho de ostras e strogonoff.

O restaurante oferece um guia com dicas de combinações de molhos e proteínas. A sugestão de Manuel Tavares inclui frango com molho de mostarda e filé mignon com molho de gorgonzola. Há também a combinação de filé mignon ao molho basílico, com penne. As combinações são múltiplas e depende do gosto de cada um.

Os preços das proteínas variam de R$ 13,90 a R$ 27,90. Lembrando que tudo vai depender da proteína que é escolhida para compor o prato. O restante o cliente se serve à vontade com ingredientes frescos e saudáveis.

Serviço
Brasil Wok
Praça de alimentação do North Shopping Jóquei, 3º piso
Avenida Lineu Machado, 419 – Jóquei Clube, Fortaleza

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php