11, setembro, 2012

Café para todos os gostos

A 7ª edição do Espaço Café Brasil (ECB), considerada a maior feira de café da América Latina, acontece de 4 a 6 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. Com a co-realização da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o evento funciona como uma plataforma de negócios e desenvolvimento do setor. A entrada é gratuita e o pré-credenciamento pode ser feito pelo site www.espacocafebrasil.com.br.
 
A feira reúne toda a cadeia cafeeira, desde o produtor até o consumidor final. Este ano ela é realizada no período pós-colheita, para que compradores nacionais e internacionais, especialistas e consumidores possam degustar as safras atuais de lotes e microlotes de cafés frescos. Serão mais de 80 marcas expondo novos produtos, tecnologias e inovações para as 8 mil pessoas esperadas. Também participam cooperativas, torrefadoras, exportadoras e cafeterias.
 
Em sua última edição, foram gerados R$ 5,5 milhões durante os três dias. Marcos Racy Haddad, Diretor Comercial da Café Editora – realizadora da feira –, acredita que a 7ª edição vai triplicar os números anteriores. “A expectativa é movimentar R$ 15 milhões. O objetivo é debater sobre mercado, empreendedorismo e tendências do café”, explica Haddad. As atividades propostas otimizam a vida do empresário e buscam estimular a troca de experiências entre cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e os amantes da bebida.
 
Campeonato Brasileiro de Barista
A 7ª edição do Espaço Café Brasil também será palco do 12º Campeonato Brasileiro de Barista. Entre os dias 4 e 6 de outubro, uma banca composta por sete jurados vai avaliar os candidatos de acordo com parâmetros técnicos e sensoriais. O barista vencedor garante a vaga no campeonato mundial, que acontecerá em Melbourne – Austrália –, em junho de 2013.
 
Na disputa em São Paulo, os baristas terão no total 45 minutos para demonstrar o domínio de seus cafés, do equipamento, da técnica de preparo e da postura profissional. O tempo é dividido em três etapas de 15 minutos: montagem da estação, introdução e criação dos cafés, e retirada do material.
 
Durante a apresentação, serão feitas quatro bebidas de cada estilo: espressos, cappuccinos e drinques de assinatura (não-alcoólicos com café). A parte teórica também será levada em conta: no decorrer da dinâmica, o candidato terá de explicar claramente a escolha e as características dos seus cafés. As inscrições podem ser feitas pelo site da Associação Brasileira de Café e Barista (www.acbb.com.br/).
 
Paralelo ao campeonato nacional serão realizadas competições de Coffee in Good Spirits e Latte Art. No primeiro, os baristas terão oito minutos para preparar e servir duas versões de: Irish Coffees, feitos de uísque, açúcar, café e creme; e bebidas de assinatura quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres.
 
O desafio do Latte Art também é de oito minutos para realização de dois cappuccinos com latte art idênticos, dois macchiatos e duas bebidas de criação à base de leite e café. Os cappuccinos devem ser feitos apenas com leite e café, a máquina de espresso e leiteiras. Com as mesmas ferramentas devem ser preparados os macchiatos. Para preparar as bebidas de criação, o uso de ferramentas e ingredientes de decoração é livre. Os desenhos do latte art deverão ser anunciados antes da prova e uma foto entregue aos juízes.
 
Serviço
7º Espaço Café Brasil – Feira Internacional de Café
Onde: Pavilhão do Expo Center Norte – São Paulo (SP) 
Data: 4 a 6 de outubro de 2012
Horário: Dias 4 e 5, das 12h às 21h | Dia 6, das 10h às 17h
 
Campeonato Brasileiro de Barista
Inscrições: Site da Associação Brasileira de Café e Barista (www.acbb.com.br)
 

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

css.php