4, agosto, 2012

Campanha incentiva consumo de pescado

 

Esclarecer e incentivar a população quanto ao consumo regular de pescado. Com esse objetivo, a Semana do Peixe começou na última segunda-feira (3) em coletiva de imprensa realizada no Mercado dos Peixes do Mucuripe. Participaram do momento o Diretor do Labomar, Luis Parente, do Secretário da Pesca e Aquicultura do Estado, Ricardo Campos, do Presidente da Associação Cearense de Supermercados, Aníbal Feijó e do Secretário Nacional do Ministério de Pesca e Aquicultura, Flávio Bezerra. 
 
Com o tema "Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde", a campanha segue até o dia 16 de setembro. O superintendente Carlos Alexandre Gomes de Alencar diz ser esse um momento muito significativo para o setor pesqueiro porque “o Ceará vem se colocando entre os primeiros lugares no Brasil na produção de peixe e camarão em cativeiro”. A campanha conta ainda com o apoio da ACCC-Asscoaição Cearense de Criadores de Camarão e a ACEAQ-Associação Cearense de Aquicultura.
 
Ações
A programação inclui ações de educação, informação e preços mais baixos para o pescado. O objetivo é orientar o consumidor sobre as vantagens de comer peixe e outros produtos das pescas de mar e açude. A promoção, que chega à nona edição, será desenvolvida durante 13 dias, pela Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura-MPA, com a participação de produtores, comerciantes, e o apoio da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado e do Laboratório de Ciências do Mar-Labomar da UFC.
 
Dentro da programação da Semana do Peixe estão a distribuição de cartilhas sobre as propriedades nutricionais e a qualidade do pescado em feira livres, supermercados e restaurantes, além de um dia de venda de peixe a preço popular em uma das comunidades do Pirambu. Na agenda educativa, um concurso de redação para alunos vai movimentar as escolas públicas do Pirambu e do Mucuripe, que são bairros onde a pesca artesanal gera ocupação e renda para muitos pais.
 
Na agenda comercial, a Semana do Peixe realizará o II Fórum de Discussão sobre a Comercialização e Qualidade do pescado. Este ano, o tema em pauta é o do comércio local e a venda para o mercado institucional, o que pode assegurar aos produtores a venda direta e antecipada para programas como o da Merenda Escolar. Na agenda científica, a Semana do Peixe programou um Dia de Campo em Jaguaribara, para que professores, estudantes e empresários conheçam o Parque Aquícola do Castanhão. A programação termina sábado (15), com a premiação das melhores redações e a entrega de troféus a profissionais do segmento.