11, julho, 2014

Carolina Martins: Fantástica Cozinha da Carol

A Fantástica Cozinha da Carol é especializada em alimentos veganos. Confira a entrevista:

Chef Carolina Martins
Chef Carolina Martins

A chef Carolina Martins conversou com o Portal Sabores sobre a Fantástica Cozinha da Carol, especializada em alimentos veganos, que são alimentos que não utilizam nenhum ingrediente de origem animal (nenhum tipo de carne, ovo, leite etc). A seguir a entrevista completa sobre a cozinha vegana, cursos, menu e curiosidade sobre a Fantástica Cozinha da Carol. Confira:

Portal Sabores: Como surgiu a ideia da Fantástica Cozinha da Carol?
Carolina Martins: A Fantástica Cozinha da Carol surgiu primeiro apenas como um blog onde eu postava receitas e algumas coisas que ia aprendendo e pesquisando. E muitas pessoas perguntavam se eu não fazia comidas para vender também. Então 2 anos depois, comecei a comercializar algumas comidas, e hoje o negócio está ganhando cara nova.

Por que ‘Fantástica’?
Na realidade vem de uma piada com o nome do desenho infantil “O Fantástico Mundo de Bob”, porque “eu tenho um mundo fantástico de ideias na cabeça”. Sempre fui uma pessoa de pensamento acelerado, acabo sendo extremamente criativa nas coisas que me inspiram.

Como são escolhidos os ingredientes para o preparo das comidas?
Os ingredientes são escolhidos levando em consideração a qualidade e facilidade de achar. Eu gosto de trabalhar com ingredientes do nosso dia a dia. Afinal, cozinhar tem que ser prazeroso, e passar horas procurando algum ingrediente pela cidade, ou ter que trazer esse ingrediente de fora, não é! Pra mim cozinhar está relacionado ao prazer de comer.

Quais as opções que a Fantástica Cozinha da Carol oferece aos clientes?
A Fantástica Cozinha da Carol é especializada em alimentos veganos, que são alimentos que não utilizam nenhum ingrediente de origem animal (nenhum tipo de carne, ovo, leite etc). Eu também não utilizo sojas nas preparações e dou preferência a ingredientes naturais. Quanto menos industrializados, melhor. O cardápio foi desenvolvido para facilitar a vida das pessoas no seu cotidiano, então temos pães integrais, hambúrgueres vegetais, bolos de diversos sabores. E a novidade para esse mês de julho foi o lançamento do nosso primeiro curso de culinária vegana, com receitas simples e saborosas. O curso acontece dia 19/07 e haverá uma segunda turma em 16/08.

Também participo da feira Mercado del Sol, que acontece no Parque del Sol, todo segundo sábado de cada mês, com várias guloseimas veganas: bolo, brownie de marmita, tortas salgadas, sanduíches naturais com pães artesanais, etc.

Como você avalia a cozinha vegana em Fortaleza?
As opções veganas em Fortaleza têm crescido nos últimos 4 anos. Além de terem surgido mais pequenos negócios exclusivamente veganos, muitos locais já oferecem opções veganas em seus menus, mas poucos são confiáveis. É muito difícil restaurantes ou espaços que não são veganos terem o cuidado com a comida e o respeito com a filosofia de vida vegana, então já soube de vários casos: uma pessoa pedir uma yakissoba vegetariana e vir pedaços de carne, ou pedir um sanduíche e o pão ter sido passado na chapa com manteiga. O garçom não sabe informar se uma massa tem ou não ovo em seus ingredientes. Mas normalmente, quando um vegano sai na noite de Fortaleza, ele acaba comendo batata frita. Ainda são poucos estabelecimentos que se preocupam em oferecer opções.

Como funciona o atendimento ao público?
Eu trabalho com encomendas, que são feitas por e-mail, facebook ou telefone. Os cursos e outros eventos podem ser conferidos na programação lá do Blog, ou na fanpage no Facebook.

Qual a avaliação que você faz da receptividade do público desde então?
A receptividade é boa! Além do público vegano estar em crescimento, muitas pessoas aderem a uma alimentação vegana por conta dos benefícios à saúde. E por eu ser uma mini empresa, tenho a oportunidade de conhecer cada um, conversar e até ajudar nas suas dúvidas ou dificuldades.

Conheça a Chef Carolina Martins
Vegana há 4 anos e meio, cozinheira por paixão, administradora por instinto. Largou a faculdade pra se dedicar à felicidade e à busca por uma vida mais plena e simples. Hoje seu maior prazer é desenvolver receitas e comer com os amigos.

Programação de cursos e eventos no blog

Cardápio completo

Serviço
Rua Júlio César, 1364 – Damas
(85) 9986.7073 – 3048.6390

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php