7, julho, 2014

Casa Gaudí: Tradição, qualidade e originalidade

Casa Gaudí apresenta o melhor da cozinha tradicional espanhola com toques da gastronomia cearense

Paella
Paella

“A originalidade é o retorno à origem”, essa famosa frase do arquiteto catalão, Antoni Gaudí, revela um pouco do porquê que seu sobrenome foi escolhido para batizar o restaurante Casa Gaudí. A novidade foi criada por Javier Rios Fernandéz, chef autodidata espanhol. Ele acredita nas raízes da culinária, aprendeu a cozinhar com a avó e a mãe em sua cidade natal, Vigo, na região da Galícia da Espanha, e a Casa Gaudí foi concebida para homenagear suas origens espanholas e também reverenciar a gastronomia cearense.

O restaurante traz uma nova proposta de experiência gastronômica à Fortaleza. Javier apresenta influências de sucesso do seu outro restaurante em Vigo, o Velasquez 41 e lança uma culinária com o melhor da cozinha tradicional espanhola, além de interpretações criativas dos pratos regionais do Ceará.

A casa oferece um cardápio amplo com opções para agradar a todos os paladares. Podemos destacar entre os itens, entradas como: a Lula a dorè – fatias generosas de lula empanadas e servidas com exclusivo molho de alcaparras e ervas; o Polvo flambado com camarão, prato típico espanhol; e as Tosta Espanhola – torradas espanholas com molho de tomate fresco e jamon (presunto cru espanhol) ou na versão com filé e queijo parmesão.

Já para os pratos principais, Javier sugere: Bacalhau tipo da serra – lombo de bacalhau coberto com deliciosa cebola confitada e azeitona preta, tudo sobre uma cama de batata em rodelas, gratinada; Peixada Gaudí – misto de filé de peixe, selado no azeite e ensopado no molho do próprio peixe junto com ovos cozidos e legumes; Paella Espanhola – receita original servida com frango, camarão, lula, mexilhão e cortes bovinos refogados com verduras frescas e arroz cremoso com leves toques de açafrão; outro destaque é o Cozido Madrilenho – grão de bico, fava, linguiça defumada, paio, chouriço e verduras, junto com batata e ovos cozidos.

A Casa Gaudí também oferece uma ótima seleção de saladas, massas e sobremesas. O sabor tradicional do cardápio é bem complementado pelo ambiente aconchegante repleto de referências espanholas e conta ainda com programação especial: música ao vivo de segunda a sábado.

Javier Rios Fernández:
Chef autodidata. Acredita na sensibilidade para a criação e o desenvolvimento de um belo prato e na cozinha de raiz, que nasce dentro de casa permitindo experimentar sabores. E isso ele aprendeu na Galicia, cidade de Vigo na Espanha, quando sua avó e sua mãe o ensinaram a cozinhar e usar os ingredientes encontrados em abundância naquela região de campo e mar.

Criou seu primeiro restaurante há nove anos, ali mesmo em Vigo, o Velasquez 41, e logo se tornou referência. Em janeiro de 2013, saiu da Espanha e veio para o Brasil, mais especificamente para a cidade de Fortaleza, com o intuito de abrir um espaço gastronômico com pratos assinados e de qualidade.

Serviço:
Casa Gaudí
Rua Pereira Valente, 1569
Fone: (085) 2181.6605

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php