2, maio, 2017

Cereais e grãos podem ajudar a emagrecer

Tapioca com chia do Le Pain Le Café (Divulgação)
Tapioca com chia do Le Pain Le Café de Fortaleza: conciliação de um cereal e um prato extremamente saudáveis (Divulgação)

Apostar na ingestão de fibras e cereais é uma forma excelente para alcançar a perda de peso, principalmente quando estes hábitos são associados a exercícios físicos. Separamos alguns cereais mais potentes para o organismo de acordo com a quantidade de fibras e baixo valor calórico, e que vão te ajudar a emagrecer. Conheça as melhores alternativas para acrescentar ao seu cardápio diário.

Chia ocupa o primeiro lugar no pódio

A chia é considerada entre nutricionistas uma das fontes mais completas de fibras responsáveis por auxiliar na redução do apetite. Esse grão forma algo semelhante a um gel nas paredes do estômago, auxiliando para uma maior sensação de saciedade.

Na chia, também são detectados outros nutrientes que favorecem não só o processo de emagrecimento, mas sim a saúde de uma forma geral. Fonte de magnésio, ômega-3fósforo, zinco, ferro e cobre, possui sabor suave e pode ser adicionada no cardápio diário facilmente, seja no preparos de vitaminas, de sucos ou na mistura de iogurtes. Uma colher de chia pela manhã é suficiente para usufruir destes benefícios citados.

Sementtes de chia
Sementtes de chia

Centeio

Um cereal riquíssimo em fibras para auxiliar na sensação de saciedade. O centeio também é fonte de proteínas que ajudam a fornecer energia ao corpo. Também é encontrado na mistura de outros cereais. Nutricionistas apenas advertem para o consumo entre pessoas que possuem doença celíaca, devido à presença do glúten.

Linhaça

Fonte de fibras e principalmente gorduras monoinsaturadas altamente benéficas para a saúde cardiovascular e do cérebro. Uma colher de sopa contendo linhaça é o suficiente para fornecer fibras ao organismo e vitaminas que auxiliam no emagrecimento, e até no combate ao câncer de mama e próstata, como apontam alguns estudos recentes.

Gérmen de trigo

O gérmen de trigo é outro excelente grão para promover o emagrecimento saudável. Fonte poderosa de fibras e minerais, pode ser adicionado no cardápio no preparo das vitaminasiogurtes e frutas. Ao escolher o gérmen, note se o trigo não é refinado, pois neste caso será pobre em fibras.

Aveia
Aveia

Aveia

A aveia é uma das fontes poderosas para fornecer energia ao corpo, principalmente para quem pratica exercícios físicos e precisa de disposição extra. Fonte de diversos minerais como potássio, magnésio, fósforo, ferro e cálcio, o cereal trabalha no controle da glicose, e por isso é indicado principalmente para os portadores de diabetes. Consumir aveia pela manhã é sinônimo de proteção à saúde do coração e de emagrecimento, devido a presença marcante das fibras.

Dica do www.ativasonline.com.br

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php