24, dezembro, 2015

Cerveja e panetone: como harmonizar?

Panetone e cerveja
Panetone e cerveja

Tão sofisticada quanto o vinho, a champanhe e o espumante, a cerveja é a bebida preferida dos brasileiros na hora de celebrar – fato já comprovado em pesquisa realizada pelo Ibope. Atualmente, existem mais de 120 estilos disponíveis no mercado, o que indica que a cerveja pode estar presente nas mais diversas ocasiões, atendendo a todos os gostos. A deixa perfeita é utilizá-la nas festas de fim de ano – Natal e Ano Novo  que estão chegando… Que tal colocar a cerveja no cardápio e harmonizá-la com outros clássicos das ceias, como os panetones?

Pensando nisso é que o beer sommelier Tulio Rodrigues nos dá uma dica de cervejas especiais para harmonizar com diferentes tipos de panetones.

1. Panetone tradicional (com frutas secas e cristalizadas)

Perfeitos para serem acompanhados de cervejas dos estilos Belgian Strong Golden Ale, que têm características fortes, muito frutadas, com bastante lúpulo, ou seja, amargor e alto teor alcoólico, explica o beer sommelier Túlio Rodrigues.

Panetone2. Panetone com doce de leite

São perfeitamente harmonizados com o estilo Imperial Porter. Com variada composição de maltes especiais e maior lupulagem, o processo de fabricação da cerveja se estende por 90 dias com maturação em barris de madeira umburama, o que traz para a cerveja um aroma de baunilha discreto e defumado — compatíveis com o doce de leite.

Panetone e cervejas3. Panetone de chocolate branco

É amanteigado, adocicado e rico em gorduras. Para panetones que levam esse tipo de chocolate, aconselhamos as cervejas do estilo Fruit Lambic. Na harmonização, a acidez dessa cerveja equilibra-se ao amanteigado, adocicado e às gorduras e, assim, o sabor fruta soma-se ao dulçor.

Panetone e cervejas4. Panetone de chocolate meio amargo e amargo

Esse tipo vai bem com o estilo de cerveja Porter, que tem como características sua cor escura e a potência no sabor. Bastante forte em álcool, elaborada com maltes torrados, tem notas de chocolate amargo e café.

Panetone e cervejas5. Panetone com o clássico chocolate ao leite

Pode ter uma combinação ideal com o estilo Belgian Strong Dark Ale, uma cerveja complexa, forte, com bom aspecto (em particular a espuma) e muito saborosa.

Túlio Rodrigues, beer sommelier

Túlio Rodrigues é sommelier de cervejas e publicitário. Com 20 anos de experiência no universo cervejeiro, ele já experimentou mais de 1000 tipos de cerveja em todo o mundo. É o fundador da Beer Academy – instituição de ensino especializada no universo da cerveja, que tem como objetivo educar, desenvolver e aperfeiçoar profissionais, consumidores e amantes da bebida, e é coordenador do curso de Administração dos Negócios da Cerveja, da Fundação Getúlio Vargas.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php