11, março, 2015

Cerveja para a Páscoa

Cerveja e Páscoa? Isso mesmo! Nosso colunista João Filho dá dicas e ensina como harmonizar cervejas e iguarias pascais

Chocolate e cerveja: harmonização pascal
Chocolate e cerveja: harmonização pascal

A Páscoa está chegando, e há quem acredite que a cerveja não tem nada a oferecer neste período. Afinal, quando se fala de comida e bebida, relacionamos essa época ao chocolate e vinho, mas e a nossa cerveja, como fica? Na maioria dos casos, esquecida.

Já está mais que na hora de rever essa tradição… A cerveja pode e deve harmonizar com páscoa, principalmente com o chocolate. Harmonizar estas duas paixões nacionais pode parecer uma combinação improvável, porém bastante prazerosa se escolhidos os estilos certos de chocolate e de cerveja. Por compartilharem no sabor o equilíbrio entre amargo e doce, quando harmonizados, cerveja e chocolate têm seus sabores potencializados, criando sensações únicas, impossíveis de serem alcançados de outra forma.

Mas que cerveja eu devo escolher para aproveitar minha Páscoa?

De modo geral o ideal é usar cervejas escuras na combinação com o doce típico da Páscoa. Estas cervejas levam em sua receita malte tostado ou torrado, e isso geralmente proporciona no aroma e sabor notas de café e chocolate, o que casa perfeitamente com o chocolate já servido.

cerveja-e-chocolate 3As Sweet Stout e as Porters são ideais quando se trata de chocolate ao leite. Nestes buscamos uma harmonização por proximidade, combinando doce com doce, chocolate com chocolate. Sugestão: Young’s Double Chocolate, Waybeer Porter Avelã, Insana Chocolate Porter.

As cervejas do estilo Dry Stout formam o par perfeito para chocolates amargos. Elas são mais amargas pelo malte tostado, lembrando café e chocolate (amargo), realçando e complementando os sabores do chocolate. Sugestão: Guinness, Brooklyn Dry Irish Stout, Dama Dark Lady.

Outra opção para chocolates amargos são as Imperial Stout. São cervejas mais alcoólicas, que nos oferecem uma sensação de aquecimento na boca deixando o chocolate amargo ainda mais saboroso. Sugestões: Bierland Imperial Stout e Invicta Imperial Stout.

Para chocolate branco a pedida são as Fruit Lambic. Esse tipo de chocolate normalmente é mais doce e pastoso, neste caso precisamos de um sabor mais ácido para quebrar a gordura do chocolate e contrabalancear as sensações. A combinação fica simplesmente maravilhosa. Sugestão: Kriek Boon e Liefmans Cuvée Brut.

Dark BeerPara as trufas de chocolate, além dos estilos de cervejas escuras citados anteriormente, vale apostar nas cervejas mais potentes como uma Belgian Dark Strong Ales ou uma Doppelbocks, que irão se misturar e se confundir com o recheio na boca criando novas sensações. Sugestões: Gouden Carolus Easter, St. Bernardus Prior 8, Paulaner Salvator, Bambergerator, Samichlaus Bier.

E no caso trufas recheadas com frutas secas, a dica é buscar cervejas com notas de passas, nozes e amêndoas. Estilos como Belgian Dubbel, Belgian Dark Strong e Scotch são as sugestões ideais. Sugestões: Westmalle Dubbel, Chimay Blue, Bodebrown Wee Heavy.

Gostaram das dicas? Ousem e façam o teste nesta páscoa, você poderá desfrutar de algo verdadeiramente extraordinário e delicioso.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php