3, julho, 2013

Cervejas Fritz: cinco novidades

Confira os rótulos da Natur, Weizen, Köelsch, Dunkel e Klar

Garrafas da cerveja Fritz (Divulgação)
Garrafas da cerveja Fritz (Divulgação)

A cervejaria artesanal Fritz, localizada em Monte Verde (MG), apresenta cinco novas variedades de cerveja: Natur, Weizen, Köelsch, Dunkel e Klar, produzidas artesanalmente com a supervisão pessoal do mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe.

Em atividade desde 1993, a Fritz é uma das mais antigas cervejarias alemãs do país. Iniciou as atividades com a produção de chopp artesanal, vendido em seus restaurantes. Os primeiros estudos para o desenvolvimento das novas cervejas começaram em março de 2010.

A escolha da embalagem foi feita pelo mestre cervejeiro, que selecionou garrafas importadas da cidade de Kups, na Alemanha. “O interessante é que quando você abre a cerveja ouve um estouro igual ao de champagne, criando uma experiência única. Além disso, a garrafa contém 500 ml, o que possibilita tomar metade dela e depois guardar, já que seu sistema permite o fechamento sem perder o gás no dia seguinte”, acrescenta Schwabe.

A rede do Fritz conta com seis restaurantes no interior paulista, em São José dos Campos, Campinas, Taubaté, Indaiatuba, Americana e em Monte Verde-MG. A cerveja do Fritz já pode ser encontrada nos mais variados pontos de venda da loja Mr. Beer e em alguns empórios selecionados em São José dos Campos e Campinas.

Natur
Para os degustadores mais aprimorados e exigentes, a cerveja Natur é um “Pilsen” de baixa fermentação, maturação prolongada e sem filtração, produzido e elaborado da mesma forma há mais de cem anos. Seu teor alcoólico é de 4,3%.

Weizen (trigo)
Traz um sabor bem equilibrado (lembrando cravo-da-índia e banana) misturado ao sabor muito agradável do trigo. A textura do trigo dá a sensação de uma cerveja macia e cremosa progredindo para uma sensação final picante na língua, o que é reforçado pela própria carbonização dela que é fervescente. Seu teor alcoólico é de 4,7%.

Köelsch
Elaborada em algumas épocas do ano, a Köelsch é uma cerveja típica de alta fermentação e maturação mais estendida (podendo chegar até 60 dias). A mistura de lúpulo importado da República Tcheca e da Baviera, sul da Alemanha, dá uma nota de sabor e aroma mais nobre e apurado. Seu teor alcoólico é de 5,5%.

Dunkel
A Dunkel compartilha os mesmos processos de fabricação da cerveja pilsen, porém com adição de extrato e malte puro torrado. As baixas fermentação e maturação obedecem ao tempo tradicional (mínimo de 21 dias). Seu teor alcoólico é de 4,3%.

Klar
Chopp claro tipo “Pilsen” elaborado com matéria-prima selecionada importada. O chopp Klar obedece a um rigoroso processo de fabricação e suas baixas fermentação e maturação duram no mínimo 21 dias de produção. Seu teor alcoólico é de 4%.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php