16, maio, 2013

Chico do Caranguejo ganha Festival Ipark

Barraca de praia produziu o melhor prato segundo jurados e visitantes e conseguiu a maior pontuação do concurso culinário promovido pelo Festival de Gastronomia

O 4º Festival de Gastronomia do Ipark encerrou no último domingo e teve como grande vencedor o público presente. O evento uniu nove restaurantes, que criaram seus pratos levando em conta insumos regionais cearenses e uma programação intensa com oficinas e palestras. Durante os quatro dias, em todas as oportunidades, os visitantes puderam aprender e degustar um pouco mais da culinária do Estado.
Optando pelo creme de camarão no coco, o restaurante Chico do Caranguejo superou os pratos dos demais participantes e ganhou o título de melhor prato do Festival. Entre os concorrentes os restaurantes Cantinho do Frango, Meu Sertão, Pé de Serra, Chico do Caranguejo, Culinária da Van, Bodega do Poço, Maria Chica, Hotel Oasis e o chef George Rodrigues. “Buscamos a pluralidade, lugares diversos, que fugisse um pouco do polo Meireles-Varjota e conseguimos lugares de vários bairros de Fortaleza, rede hoteleira e também aqui de Maranguape”, explica Niele Pessoa, Gerente de Marketing da Ypióca.

O Portal Sabores provou todos os pratos e aponta o Risoto de Carneiro com Abóbora e Mastruz do chef George Rodrigues, como o que melhor uniu as três categorias de votação: sabor, aparência e criatividade. Outro acerto foi o Vatapá de Caranguejo servido com farofa de pirarucu e arroz com castanha da Culinária da Van, onde a cozinheira conseguiu um prato diferente e saboroso. Nem tão criativo, mas com certeza valia a pena provar, foi o baião de dois com carne do sol e macaxeira fritas na manteiga da terra com farofa crocante de tripas de porco assadas do Restaurante Pé de Serra, que bastava no prato o baião e a farofa.

Mas não foi somente a degustação de pratos regionais que compuseram a programação do Festival, oficinas ensinando a produção de vários pratos como risoto de siri e chips de batata doce, papilote de tilápia com salada skin, moela flambada na cachaça, entre outros; aulas shows de brownie e decoração de cup cakes; palestras com a chef Marie Anne sobre culinária internacional e com Fábio Moreira sobre o caranguejo sustentável, e a forma correta de catação e transporte de um dos insumos mais consumidos pelos cearenses.

O próximo Festival de Gastronomia do Ipark já tem sua próxima edição marcada para abril de 2014. A Gerente de Marketing da marca, Niele Pessoa, explica que a definição pela quinta edição só confirma o resultado positivo do evento. “Estamos conquistando o público ano a ano e em 2013 conseguimos aumentar e fortificar o mercado local, mas o melhor é que o trade local aceitou muito bem o Festival, estamos de mãos dadas com os estabelecimentos, restaurantes, fornecedores e com o Senac, eles acreditam no nosso projeto”, completa.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php