23, fevereiro, 2019

Cinco dicas de restaurantes italianos na cidade

Tagliatelle Grana Padano
Tagliatelle Grana Padano é uma das delícias do La Pasta Gialla (Divulgação)

Para fechar bem essa quinta-feira com o melhor que a gastronomia de Fortaleza tem a oferecer, vamos de massas italianas… Nossa redação resolveu selecionar cinco dicas de restaurantes italianos na cidade para você conferir durante esta semana, ou nas próximas… Opções que estão muito além das pizzas ou do tradicional macarrão carbonara. Bom apetite!

La Pasta Gialla

A rede de restaurantes La Pasta Gialla surgiu da ideia do chef Sergio Arno de criar um espaço que oferecesse uma produção gastronômica com o verdadeiro toque italiano, mais exatamente da região de Toscana. A casa aposta em massas artesanais, que hoje são seu diferencial. Risotos, carnes, aves, peixes e massas estão entre as opções de pratos.

No menu, boas escolhas são o spaghetti à moda caprese, com tomate fresco, mozzarella de búfala, alho e manjericão; o penne ao molho de gorgonzola com iscas de filet mignon também não deixa a desejar. Pra fechar, o spaghetti ao molho pomodoro é uma das melhores pedidas.

Av. Dom Luis (Shopping Pátio Dom Luis, loja 125), 1200
Telefone: (85) 3267.3070
Todos os dias, das 12h a 0h.

Também disponível no Shopping Iguatemi

Grelhado Imperial do Jardim do Alchymist
Grelhado Imperial do Jardim do Alchymist (Divulgação)

Jardim do Alchymist

Jardim do Alchymist é um dos mais conhecidos restaurantes italianos em Fortaleza. A casa tem ambiente agradável, com mesas distribuídas pelo jardim, além de um bar externo e uma tenda para grupos fechados.

O restaurante exibe receitas como o purê de bacalhau com biscoito de parmesão. Brilham ainda no menu pratos para duas pessoas, a exemplo do espaguete de frutos do mar, preparado com vinho branco e tomate-cereja, e do filé-mignon em crosta de mil-folhas com creme de trufa, guarnecido por batata ao forno. De sobremesa, tem bavaroise de pera cozida no vinho tinto com canela. Para quem tem muita fome, boa opção é o grelhado imperial, com lagostas, sirigado empanado com cream cheese, camarões, vôngoles e mais.

Rua/Av: Barão de Aracati, 801
Telefone: (85) 3032.7208 | 3032.6965
Site: http://www.jardimalchymist.com/
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 18h à 0h. Cozinha até as 23h30

Cantina Caravaggio
Fettucines são opções saborosas da Cantina Caravaggio (Divulgação)

Cantina Caravaggio

Além de réplicas de telas de Caravaggio, o restaurante passou a abrigar também exposições temporárias de novos artistas e de pequenas galerias.

Pode-se começar com a porção de antepastos, que atende a duas pessoas. O risoto de camarão ao prosecco com aspargo e tomate-cereja ocupa lugar de destaque no menu, bem como o filé mignon em crostas de erva, molho de vinho Chiantirisoto de queijo grana padano. Outra dica é a saborosa torre de lagosta. Gelatina de espumante com morango e calda de frutas vermelhas são a dica para a sobremesa.

Rua/Av: Professor Dias da Rocha, 199
Bairro: Varjota
Telefone: 85 3242-4703

Fruti di Mare
Fruti di Mare: apetitoso fettuccine com camarão, lula, polvo, vôngole e mexilhões (Divulgação)

Trattoria do Alfio

Massas bem cozidas e preparadas são um encanto ao paladar. Mas, para montar pratos autênticos da culinária italiana, os molhos e ingredientes especiais devem ser seguidos de um toque único. Alfio de Santis, o criador da Trattoria do Alfio, quis resgatar um pouco dos ares da Itália e de seus famosos sabores, e criou assim o estabelecimento que leva seu nome. A casa se propõe a honrar as tradições e perícias italianas no preparo das mais saborosas massas.

O estabelecimento inclui mesa de antepastos, onde você pode escolher entre as dezenas de pratos dispostos. Algumas pedidas especiais da casa são o fettuccine fruti di mare, com camarões, lula, polvo, vôngole e mexilhões e a deliciosa lasagna verde (em sabores bolonhesa e quatro queijos). A Trattoria abre todas as noites a partir das 18h, menos nas segundas-feiras. Vale a pena conferir e experimentar as receitas do chef Alfio. A casa também atende em delivery. Para quem aprecia massas em Fortaleza, uma excelente pedida.

Rua Professor Dias da Rocha, 303 – Varjota
Aberto de terça a domingo, das 18h à meia noite. Nos domingos também aberto para almoços, das 12h às 15h30
Delivery: das 18h às 23h
Telefone: (85) 3082.2522 | (85) 98896.5235

Gamberi e Zucchine
Gamberi e Zucchine do Pulcinella (Divulgação)

La Pulcinella

Funcionando com três sedes – uma na rua Osvaldo Cruz, outra na avenida Senador Virgílio Távora e a última no Shopping RioMar – a casa tenta honrar a tradição italiana há mais de vinte anos. Contando com um saboroso bufê de antepastos, as opções à disposição vão de saladas e frios aos frutos do mar.

No cardápio, há uma rica diversidade de massas e recheios atraentes. Alguns destaques são o spaghetti alla pescatora, espaguete preparado com camarãolula, taioba e polvo ao molho de tomate, e o ravioli di carne di sole, trazendo o macarrão acompanhado com a nossa carne de sol, molho de tomate e mussarela de búfala. Pra fechar, tem também o Gamberi Riomar, que traz camarões empanados servidos com espaguete ao molho de queijo fundido.

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 640 – Aldeota
Telefone: 3261.3411
Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 600 – Aldeota
Telefone: 3244.0133
Horário de funcionamento: das 12h às 15h e das 18h30 à 1h. Nas sextas e sábados, das 12h às 2h e aos domingos das 12h à 1h.

Também presente no Shopping RioMar Fortaleza e Shopping RioMar Kennedy

Colunistas

Ver tudo
21 de fevereiro de 2019

Oficina de brigadeiro

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

12 de fevereiro de 2019

Casa de chás Le Thé 103 chega a Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

css.php