18, dezembro, 2014

Como harmonizar cerveja com ceias de fim de ano

Aprenda a harmonizar a cerveja ideal com os pratos das ceias de fim de ano

Dicas especiais de sommelier para harmonizar as ceias de fim de ano com aquela cerveja (Divulgação)
Dicas especiais de sommelier para harmonizar as ceias de fim de ano com aquela cerveja (Divulgação)

Chester, pernil, peru… As festividades de fim de ano trazem um diverso e delicioso leque de opções a compor seus cardápios. Além dos pratos salgados, ainda há os panetones e outros pratos doces, que fazem parte dos banquetes das ceias de Natal e Ano Novo. Com o objetivo de tornar o jantar ainda mais especial, a dica do Portal Sabores é acompanhar os pratos com uma boa cerveja. Para isso, o sommelier da Escola Superior de Cerveja e Malte, Fernando Bastos, dá dicas para harmonizar as refeições com os tipos ideais da bebida.

Pernil ao molho de laranja – A sugestão de Fernando é acompanhar o prato com uma cerveja de estilo belga Strong Golden Ale. O sommelier explica que, por ser uma carne forte e gordurosa, ela permite que a bebida seja mais adocicada e com alto teor alcoólico, fatores que tornam o prato mais equilibrado. O sommelier sugere a cerveja Achel Trappist Blond 8, da Bélgica. “As notas cítricas da cerveja harmonizam por semelhança com o molho de laranja e o adocicado da bebida por contraste com o sal e gordura da carne, tornando o conjunto incrivelmente equilibrado”, conclui.

Peru ao molho de manjericão – Para esta composição tradicional de refeição desta época, a dica é uma cerveja do tipo Weizen, que é elaborada com maltes de trigo e cevada e possui notas de banana e cravo. O sommelier explica que o prato é muito suave e combina com a bebida leve e refrescante. A dica é a Weihenstephaner Vitus, da Bélgica. “Apesar de seu teor alcoólico um pouco elevado, cerca de 7,7%, é bastante equilibrada e fácil de beber, tornando a harmonização suave e interessante”.

Chester ao molho de queijo – Essa é uma harmonização mais ousada. O chester é um prato suave, que com o molho se torna um pouco mais intenso e salgado. A harmonização pode ser feita com uma cerveja tipo Strong Dark Ale. Fernando sugere a belga Delirium Noel, bebida sazonal especialmente elaborada para esta época do ano, que possui notas adocicadas e frutas vermelhas com teor alcoólico de 10%. “Harmoniza por contraste as notas de frutas vermelhas da cerveja com o sal advindo do queijo. E também harmoniza por ser um prato típico do natal”, acrescenta o sommelier.

Frutas Secas – Outro prato típico das festas de fim de ano, esse combina com uma bebida do estilo Strong Golden Ale? A sugestão do especialista é escolher a Duvel, uma famosa cerveja belga, que possui no aroma notas de frutas cristalizadas, cítricas e toques herbáceos. “O álcool é bem inserido, possui alta carbonatação, tornando-a equilibrada e com ótimo drinkability”.

Panetone – Pão clássico do mês de dezembro… E sim, existe uma excelente possibilidade de harmonização para o panetone. A dica do sommelier é comê-lo e degustar uma cerveja estilo Fruit Beer. Para Fernando, a bebida ideal é a Delirium Red, da Bélgica. “Esta cerveja traz notas de frutas vermelhas, como morango e framboesa. É uma excelente opção para harmonizar com o panetone”, afirma.

Pavê de chocolate – Passando para as sobremesas, afinal uma refeição jamais é completa sem elas. Para combinar com o chocolate, a dica é utilizar uma cerveja estilo Sweet Stout. Fernando conta que é bacana provar a harmonização do prato com a bebida inglesa Young’s Double Chocolate Stout, que conta com o doce na sua composição. “No aroma e sabor notamos a presença de café, caramelo e toffe. Mas o que realmente predomina é o chocolate. Harmoniza perfeitamente com o prato escolhido”.

Rabanada – Com uma gostosa rabanada na ceia, a sugestão é optar pelo tipo Belgian Dubbel, como a La Trappe Dubbel, da Holanda. O sommelier conta que a cerveja possui notas de malte tostado, um certo frutado e chocolate amargo. “É uma cerveja de corpo médio/alto, com leve amargor. Sua doçura equilibrada harmoniza com o prato escolhido”, finaliza.

Serviço
Escola Superior de Cerveja
www.cervejaemalte.com.br
https://www.facebook.com/cervejaemalte.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php