31, março, 2016

Como preparar um churrasco completo

Churrasco é boa opção para quem quer curtir as confraternizações do Verão com amigos e família (Foto: Divulgação)
Churrasco é boa opção para quem quer curtir as confraternizações do Verão com amigos e família (Foto: Divulgação)

Com a família reunida, ou em um grupo de amigos, não há nada mais brasileiro que um bom churrasco.  Além de ser considerado um dos pratos mais típicos da culinária nacional, o churrasco é um dos queridinhos em todas as estações. E que tal preparar um churrasco completo e um pouco mais leve? O Portal sabores traz para você nesta quinta – com o fim de semanha pertinho – as dicas do especialista em carnes Caio Fontenelle. Tem sugestão para carnes e bebidas que vão tornar sua confraternização ainda melhor. Veja:

Sangria de vinho branco gelado (Foto: Divulgação)
Sangria de vinho branco gelado (Foto: Divulgação)

Comece pela bebida: a cerveja combina muito bem com um churrasco, mas sempre é bom inovar. Além disso, algumas pessoas preferem outros estilos de bebida. Um drink que harmoniza perfeitamente é a Sangria de Vinho Branco Gelado.

Ingredientes:
700ml (1 garrafa) de vinho branco seco – de preferência Chardonnay.
½ melão (precisa ser bem maduro e doce) cortado em cubos maiores.
1 ou 2 colheres de sopa de açúcar (é opcional).
Gelo a gosto

Modo de preparo: em uma jarra coloque os cubos de melão, o açúcar, o gelo e o vinho. Deixe a mistura descansando por meia hora antes de servir.

Se quiser algo mais prático e rápido de fazer, uma boa opções é a caipirinha de água de coco, que o Portal Sabores te indicou hoje pela manhã.

Sirva uma entrada: o prato ideal para entrada nessa versão de churrasco mais “leve” é o Carré de Cordeiro servido com molho de iogurte.

Ingredientes:
1 kg de carré de cordeiro
400 ml de vinho branco seco
20 ml de água
1 laranja
1 cebola picada
1 alho amassado
Sal, pimenta do reino e alecrim a gosto.

Modo de preparo: deixe o carré de molho por uma noite na marinada feita com o vinho, a água, a laranja, a cebola, o alho e os temperos. Retire desse molho e asse na grelha até atingir o ponto desejado.

Ingredientes do molho de iogurte:
1 copo de iogurte
3 colheres de sopa de azeite virgem
Sal, pimenta do reino e hortelã a gosto

Modo de preparo: bata bem no liquidificador e sirva como acompanhamento para pratos como o carré.

Fraldinha pode ser o prato principal em uma churrasco (Foto: Divulgação)
Fraldinha pode ser o prato principal em um churrasco (Foto: Divulgação)

O prato principal: Chegamos ao destaque. Como a ideia é fazer um churrasco mais leve, já que nos dias quentes as comidas fortes deixam o estômago muito pesado, a dica de Fontenelle é usar como prato principal a fraldinha. Essa carne é menos gordurosa e fica muito saborosa se servida com um molho especial.

Modo de preparo: Tempere a peça com sal, mas cuide com a quantidade, pois a fraldinha possui fibras abertas e salga mais fácil. Asse na grelha até atingir o ponto desejado. Em seguida, sirva com um mix de folhas verdes e tomate cereja acompanhado de um molho especial. Para o molho, use: 100ml de azeite de oliva, 10ml de vinagre branco de vinho, 1 colher de sopa de mostarda amarela, 1 dente de alho pequeno amassado, sal, pimenta do reino e orégano a gosto. Segundo Fontenelle, o segredo é usar bastante orégano. Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansando por 30 minutos. Depois está pronto para servir com a carne.

Sobremesa para finalizar: Para fechar com chave de ouro, sirva uma sobremesa leve. Maçãs grelhadas com sorvete são uma ótima opção. Escolha as maçãs mais suculentas e firmes, corte ao meio, retire as sementes e faça um buraco ao meio. Em seguida preencha com passas e complete com açúcar mascavo. Coloque na churrasqueira com chama média ou baixa por 30 minutos ou até ficarem macias. Sirva com uma bola de sorvete.

Serviço:
Caio Fontenelle é proprietário do restaurante Figueira Restaurante, em Blumenau (SC)
www.figueirarestaurante.com.br
Rua Mariana Bronnemann, 527, Bairro da Velha – Blumenau (SC)

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php