25, março, 2013

Competição para baristas

De 25 a 27 de março, baristas de todo o Brasil participarão das provas do 6º Campeonato de Latte Art (arte na espuma das bebidas de café), do 6º Campeonato de Coffee in Good Spirits (drinques alcoólicos com café), do 5º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters (para provadores de café) e do 2º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café. Os baristas vencedores vão competir pelas categorias nos mundiais da França e da Austrália, que serão realizados ainda neste ano.

 

As competições são promovidas pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), em parceria com a CIPA-Fiera Milano, empresa responsável pela realização da primeira edição da Food & Hospitality, feira do mercado de alimentação e hospedagem.

 

 O objetivo da ACBB com os campeonatos é promover e valorizar os profissionais do setor. “O Brasil tem produzido cafés especiais de altíssima qualidade e precisamos de profissionais que saibam extrair o melhor do grão, para que toda essa qualidade chegue à xícara do consumidor final”, explica Kátia Nassuno, presidente da ACBB.
 

A cada ano que passa, os campeonatos têm atraído mais competidores e o nível dos profissionais que disputam as provas da ACBB tem aumentado, assim como a rigidez dos juízes na avaliação das apresentações. O resultado desse aprimoramento pôde ser visto no Campeonato Mundial de Latte Art do ano passado, em Seoul, no qual a barista paranaense Graciele Rodrigues, do Lucca Café, foi vice-campeã.

 

Toda a programação pode ser conferida no site: www.acbb.com.br
 

Profissão barista
O barista é conhecido por preparar cafés de alta qualidade de forma artesanal. Uma profissão dominada por jovens, a partir dos 20 anos. Muitos profissionais estão no mercado há anos, mas a profissão de barista só foi regulamentada no Brasil em 2012. Cabe ao barista a organização da carta de cafés, orientação sobre a estocagem das matérias-primas e execução do serviço de café aos consumidores e ter o conhecimento de todas as fases do ciclo de vida do café.

 
Hoje, estão em falta profissionais qualificados para trabalhar no mercado. “Só em São Paulo, percebemos que há uma demanda não atendida desses profissionais. É uma profissão antiga na Europa, mas muito nova no Brasil. A gente precisa despertar a vontade de profissionais do setor de gastronomia, do setor de serviço, para que entendam e venham conhecer a profissão de barista”, diz a diretora da Associação Brasileira de Café e Baristas, Gelma Franco.
 
Serviço
Campeonatos Brasileiro

Data: de 25 a 27 de março
Horário: das 14h, na Área Café, estande 1.013, Rua 1000
Local: Food & Hospitality World – Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo
Informações: [email protected]

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php