30, março, 2016

Conheça o suchá, tendência da boa alimentação e nutrição

Suchá: tendência da boa alimentação
Suchá: tendência da boa alimentação

O suchá é uma tendência que está conquistando o paladar de muitas pessoas que buscam aliar saúde, nutrição e os cuidados com o corpo, além de ser um alimento que ajuda a resgatar a cultura popular do consumo do chá, dando uma pitada de contemporaneidade nesta tradição.

O suchá é uma mistura de suco de frutas + chá, podendo também ser complementada com especiarias, que vão dar um toque ainda mais funcional ao preparo, onde pode-se utilizar a cúrcuma, o cardomomo, a canela, a pimenta, entre outras.

É ótimo para se refrescar, hidratar o organismo, acelerar o metabolismo, além de ajudar na digestão, na proteção do corpo contra doenças, no controle do peso e ainda tem efeito antioxidante!

Hoje vou dar duas receitas de suchá que batizei de Suchá Lampião e Suchá do Dragon Force:

Suchá Lampião
Suchá Lampião

Suchá Lampião
• 300 ml de Chá gelado de Capim Santo
• 200ml de suco de limão
• Mel de abelha ou Xarope de Agave ou Adoçante natural de Stevia ou taumatina: à gosto

Junte todos os ingredientes e bata com pedrinhas de gelo no liquidificador. Use uma fatia de limão para decorar.

Curiosidades:

– Sobre o capim santo:
A espécie Cymbopogon citratus (DC) Stapf pertence à família Poaceae, originária da Índia e adaptada no Brasil. É uma planta muito conhecida com os nomes populares: erva-cidreira, capim-limão e capim-santo, capim-de-cheiro, capim cidró, cidreira, capim cidrão. Estudos comprovam sua eficiência analgésica, bactericida, inseticida, inibitória do crescimento de fungos e antimutagênica. Seus princípios ativos: óleo essencial (citral, geraniol, cânfora, terpineóis, 1 -canfeno, nerol, eugenol, eleniol, acetato de geranila, álcool tujílico, cardinol, cimbopol, chavicol, neral, acetato de nerila e geranil -acetato).

Suchá Dragon Force
• 300 ml de Suco de Pitaya
• 150 ml de chá de hisbiscus gelado
• 1 lamina de gengibre
• Mel de abelha ou Xarope de Agave ou Adoçante natural de Stevia ou taumatina: à gosto

Junte todos os ingredientes e bata com pedrinhas de gelo no liquidificador. Use uma fatia de limão para decorar.

Curiosidades:

– Sobre a pitaya:
Segundo uma lenda asiática, durante uma batalha com os soldados do imperador com dragões ferozes, o fruto sairia do dragão logo após ele cuspir fogo, por isso é uma fruta conhecida como fruta do dragão.

Sobre o Hibiscus:
Hibiscus sabdariffa L. (Malvaceae) é uma importante planta medicinal, originária da Índia, do Sudão e da Malásia, sendo posteriormente cultivada na África, Sudeste da Ásia, América Central e Brasil. É conhecida como “azedinha, azeda-da-guiné, caruru-azedo, caruruda-guiné, cha-da-jamaica, pampolha, pampulha, papoula, papoula-de-duas-cores, quiabeiro-azedo, quiabo-azedo, quiabo-de-angola, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira”. Na medicina tradicional, é utilizada como diurético, para tratamento de desordem gastrointesinal, infecções hepáticas, febre e hipertensão. Ensaios farmacológicos têm demonstrado uma gama de efeitos terapêuticos, como hepatoprotetor, antibacteriana, antioxidante, anticolesterol, anticâncer, antihipertensivo, dentre outros.

Atenção: Para o consumo seguro, é fundamental ter certeza que você está usando a planta medicinal Hibiscus sabdariffa.

Raquel PessoaRaquel Pessoa é Nutricionista de Emagrecimento, Estética e Boa Forma. Também é Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Suplementação Esportiva. Tem Especialização em Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É membro associada na Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-SBCBM.

Facebook: nutricionista raquel pessoa
Instagram: nutricionistaraquelpessoa
Consultório Pátio Dom Luiz, 1200
Torre I – Sala 606
Contatos: (85) 3067.4741 | 98733.1076
Colunista do Portal Sabores

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php