14, setembro, 2014

Conheça os benefícios do shitake

Cogumelos são fontes de vitaminas e minerais, além de ter baixo teor de gordura. Veja os benefícios do shitake

O macarrão é um prato muito popular, afinal, são diversos formatos que podem ser combinados com inúmeros acompanhamentos. Para celebrar a criatividade e não cair na rotina, a Pelaggio, marca da M.Dias Branco, sugere o Spaghetti ao Molho de Shitake.

O shitake é um cogumelo comestível nativo do leste asiático. Segundo Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Pelaggio, os cogumelos champignon, shimeji e shitake apresentam alto valor nutritivo. Embora sua composição seja cerca de 90% de água, seu peso seco pode conter até 40% de proteínas.

“Os três cogumelos são fonte de vitaminas e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, zinco e sódio”, complementa a nutricionista. Estes minerais são importantes para os líquidos e tecidos corporais e auxiliam na atividade de diversas enzimas do organismo, que são as responsáveis por reações biológicas. “O baixo teor de gordura é um ponto favorável e alguns estudos têm demonstrado inclusive que os cogumelos podem oferecer benefícios relacionados à qualidade de vida de pacientes em tratamento de câncer, devido características antitumorais, antioxidantes e moduladoras da função imunológica”, ressalta Fabiana.

Depois de saber todos os benefícios deste maravilhoso cogumelo e que, combinado com macarrão deixa a refeição ainda mais saborosa, é hora de correr para a cozinha e preparar a sugestão da Pelaggio. Confira a receita abaixo.

Spaghetti ao Molho de Shitake Pelaggio

Ingredientes:
1 embalagem de Spaghetti de Sêmola Pelaggio (500g)
8 colheres (sopa) de azeite
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
400g de cogumelos shitake, cortados em tiras
8 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados
sal
folinhas de manjericão
queijo parmesão, ralado

Modo de Preparo:
– Prepare o molho de shitake. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, o shitake e deixe cozinhar por 5 minutos. Acerte o sal e reserve.
– Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o Spaghetti de Sêmola Pelaggio. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 6 a 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Escorra a massa, acrescente o molho de shitake e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acrescente folinhas de manjericão, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php