11, setembro, 2014

Copos de cerveja

Copo de boteco
Copo de boteco

Sempre escuto a seguinte pergunta quando o assunto é copo de cerveja: “Esse negócio de copo para cada tipo de cerveja não é muita frescura não?!”

E eu sempre respondo da seguinte maneira: “Depende!”

Se o negócio é beber, concordo que o copo pouco irá influenciar no prazer de beber aquela cerveja gelada com os amigos em algum boteco da vida, churrasco ou afim. Porém quando o assunto é degustar cerveja, a coisa muda de rumo. Mas aqui não estamos falando de toda e qualquer cerveja, aqui estamos falando de cervejas com um algo mais em termos de aroma e sabor, e neste caso, o tipo de copo poderá influenciar consideravelmente nos prazeres gustativos.

Vocês já ficaram com água na boca só de olhar alguma comida?! Pois a mesma coisa acontece com as bebidas. No mundo gastronômico, uma boa apresentação é fundamental para abrir nosso apetite. Façamos um teste, imaginem dois copos cheios de cerveja de trigo. Qual copo vocês escolheriam para beber a cerveja? O velho e bom copo americano, ou copo Weiss? Acredito que a maioria irá escolher o Weiss, isso porque para nosso cérebro a imagem de uma cerveja de trigo em seu longo copo é algo diferente que hipnotiza nossos sentidos, ou seja, todos os prazeres gustativos começam com o visual. E quando bebemos determinada cerveja no copo que leva sua marca?! Parece até que a cerveja fica mais gostosa, queremos tirar foto, e até levar pra casa escondido(crianças nada de fazer isso ok?!).

Mas o copo não fica só nisso, ele é fundamental para a formação da espuma, e é através dela que os aromas são levados até nosso nariz. Sendo assim, na hora de desenhar o copo é levado em consideração os formatos mais adequados para desprender o bouquet e aroma de determinado estilo de cerveja.

O copo deve ser de preferência de cristal ou vidro, com as paredes finas pois eles permitem observar a coloração da bebida e a formação da sua espuma.

O cuidado e a limpeza também são fundamentais na hora da degustação:

• Não lavar com esponja de aço.
• Não usar material abrasivo.
• Não lavar em máquina.
• Usar detergente neutro.
• Enxaguar bem em água corrente.
• Não guardar em local que leve poeira.
• Não guardar próximo de produtos ou alimentos que tenham cheiro forte.

Copo tulipa
Copo tulipa

Mas não fiquem desesperados caso não tenham todos os tipos de copo em casa, existe um copo que podemos dizer que é um curinga, ou seja, vai servir para a maioria das degustações, esse copo é a Tulipa, mas cuidado para no confundir com o copo Pilsner ou o Lager que são erroneamente chamados de tulipa aqui no Brasil. A tulipa verdadeira é essa da foto. Ah! e copinhos de plástico para degustação somente em último caso, como por exemplo, depois de um apocalipse zumbi.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php