8, agosto, 2012

Criatividade em foco

 
Começou nesta terça-feira (07) a terceira edição do Mesa Ao Vivo Ceará, realizado em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). O evento, conhecido como o reality show da enogastronomia, segue até o dia 8 de agosto e traz como tema "A cozinha criativa cearense valorizando produtos, técnicas e receitas".
 
O cheiro de algo bom saindo do forno vinha de todos os lados. Vinte e cinco chefs passaram pelas cozinhas e salas de degustação no primeiro dia do evento. Cozinheiros, professores, aprendizes e entusiastas da gastronomia vivenciaram e pensaram a cozinha criativa proposta pelo tema. Receitas sofisticadas apresentaram ingredientes regionais como carro-chefe. As aulas, degustações e debates instigavam a ideia de valorizar os sabores da culinária local em conjunto com a técnica do universo gourmet. 
 
Neiva Terceiro abriu as aulas desta terça (07) com uma dupla de repentistas que estabeleceu o clima regional. Conhecida pela qualidade de seus pães artesanais, Neiva apresentou a receita de pão de carimã com côco e caju-passa. “Minha preferência são os pães salgados, mas decidi inovar e criar a receita de um doce. A ideia veio das minhas lembranças na fazenda da família, no Interior. Naquela época o carimã era feito artesanalmente. É uma receita exclusiva para o Prazeres e cheia de história”, diz. Ela conta também que a criação não exigiu muitos testes antes de ser apresentada. “Imaginei os ingredientes, misturei e deu certo de primeira”, comemora.
 
Na cozinha magna, Raphael Despirite fez uma salada de polvo e maxixe. O chef, do Marcel de São Paulo, utilizou técnicas diferenciadas em ingredientes conhecidos pelo público. “Essa receita é uma mistura de influências. Aprendi o jeito de cozinhar o polvo com um chef de Portugal e adaptei para o que eu queria”, diz. Sobre a criatividade dos chefs, Raphael ressalta que a técnica continua sendo o mais importante. “A gastronomia ficou muito focada no chef criativo, que inventa coisas diferentes, mas o fundamental mesmo é utilizar o método de maneira correta e manter o padrão nas receitas”, afirma. 
 
Liliane Pereira apresentou um medalhão de carne de sol com crosta de rapadura. A chef, que comanda a cozinha do restaurante secreto O Banquete, faz questão de explorar os ingredientes nativos em seus pratos. “Sou apaixonada pela rapadura e pela pimenta, porque elas podem ser usadas em uma infinidade de pratos. Se a gente souber equilibrar, são ingredientes fantásticos e cheios de mistério”, diz. 
 
Faustino Paiva comandou a cozinha na preparação de um crepe de macaxeira com camarão.  “Nossa cozinha e nosso tempero são muito ricos”, afirma o chef, que aposta também na decoração dos pratos como um aspecto fundamental. Sobre a composição de suas receitas, ele diz fazer muitos testes antes de inserir novidades no menu. “Eu crio meus pratos e deixo as receitas em fichas técnicas, vou testando como sugestão do dia. A que for mais aceita vai para o cardápio”, explica.
 
Marco Gil encerrou as aulas do dia. O chef do Sah Restaurante fez pargo, lagosta e uma sobremesa com tapioca e caju. Durante a aula, ele ressaltou a importância da equipe. “Eu não sou chef sozinho, o processo de criação é coletivo. Nós procuramos os melhores ingredientes possíveis, pensamos naquilo que já sabemos fazer e tentamos aquilo que ainda não sabemos fazer”, explica. Marco valoriza os ingredientes frescos e diz não ser tão difícil trabalhar a culinária local com gosto e técnica. “A cozinha cearense é muito mais interessante do que as pessoas pensam. Além dos pratos regionais, é possível criar outras receitas com os mesmos ingredientes dos pratos tradicionais”, afirma. 
 
Confira as fotos do 1º dia na nossa fanpage – www.facebook.com/portalsabores
 
Mais informações
A programação do Mesa ao Vivo 2012 continua nesta quarta-feira (08). Confira os detalhes em: aovivo.prazeresdamesa.com.br/ceara
 

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php