9, setembro, 2019

Croissant: conheça a história do prato e confira uma dica de onde experimentar em Fortaleza

Croissant
Croissant é destaque também em Fortaleza: prato típico na França, foi inventado, na verdade, pelos austríacos (Divulgação)

Quando pensamos em croissant, logo vem à cabeça a imagem das famosas padarias francesas. O que muitos não sabem é que o delicioso pão de massa folhada foi, na verdade, criado na Áustria por volta de 1686. O país estava em guerra contra a Turquia e, durante uma batalha, um grupo de padeiros foi responsável por alertar o exército austríaco sobre a invasão dos turcos, que cavavam um túnel sob a cozinha do acampamento. Para comemorar a vitória, os padeiros produziram um pão em forma de lua crescente, símbolo da bandeira da Turquia, como forma de zombar de seus adversários.

Amor em forma de croissant

Com o tempo, o pequeno pão folhado ganhou diversos tamanhos, variedades de sabores e o carinho do brasileiro. Hoje em dia, pode ser encontrado com vários recheios, doces e salgados, para todos os gostos. O toque romântico é praxe na apresentação desse prato. A evolução na preparação do croissant acabou gerando uma procura maior pelos consumidores.

Croissant
Val Passos, chef do Imprensa Café (Divulgação)

“O croissant invadiu nossa cidade de forma artesanal e com grande diversidade de sabores. Super combina com recheios doces, como Nutella ou doce de leite acompanhado de sorvete, ou simplesmente quentinho, acompanhando um bom café.”, destaca Val Passos, chefe do Imprensa Café.

Os múltiplos sabores do croissant

Vale tudo na hora de inovar. Nesse sentido, uma possibilidade é acrescentar elementos da culinária local. “Gosto dele com carne do sol puxada na manteiga da terra, traz aquela mistura do regional com o sofisticado, cheia de charme.”, completa Val.

As deliciosas e nada óbvias combinações dentro do croissant mostram que ele pode ser facilmente considerado “o novo sanduíche”, além de conseguir proporcionar uma experiência gastronômica especial, trazendo a mistura da crocante massa europeia com um elemento tão tradicional da cultura nordestina.

CroissantO croissant recheado de ingredientes açucarados também se popularizou por trazer um contraste saboroso entre o salgado e o doce. Alguns cafés já oferecem o prato acompanhado de sorvete. “A combinação do croissant e seu recheio quentinho com o sorvete ainda pode parecer excêntrica para alguns, mas já tem sido bastante procurada por causar uma explosão de sabor.”, afirma a Val Passos.

Dica de croissant em Fortaleza:

Imprensa Café
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2355 – anexo ao Imprensa Food Square.
Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta: 11h às 23h; Sábado: 16h às 23h; Domingo: 07h30 às 11h (café da manhã) e 16h às 23h.
Preços: R$ 14,00 – R$ 19,00

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php