21, outubro, 2013

Culinária contemporânea em Fortaleza

Diversos sabores, cores e receitas marcam os restaurantes contemporâneos

Lagosta do Grazie!
Lagosta do Grazie!

A cozinha contemporânea é muito praticada hoje em dia nos centros urbanos. Uma das características é a forma de preparar e apresentar os pratos, usando flexibilidade nos ingredientes e elementos de várias tradições. A culinária é criativa, colorida, alegre e moderna. Em Fortaleza, a cada dia inauguram-se diversos restaurantes dessa categoria. Para começar a semana, a dica é dar um giro por diversas mesas e lugares bons de experimentar o culinária contemporânea.

Para começar, a dica é o Sah Restaurante. A casa tem estilo mediterrâneo e oferece aos clientes um cardápio baseado nas culinárias da França, Espanha, Portugal e Grécia. O Sah valoriza a cozinha de autor e prioriza ingredientes frescos, legumes e vegetais nas receitas. No cardápio, destaque para o Ceviche de Sirigado e Gaspacho (sopa fria à base de vegetais hortícolas, com destaque para o tomate e o pepino, muito popular no sul de Espanha), o Filé com Risoto de Funghi e o Polvo ao molho de vinagrete. Para acompanhar, a carta de bebidas traz variedade em vinhos e cervejas, com destaque para a sangria de vinho branco conhecida como Clericot.

A segunda sugestão é O Banquete. O restaurante surgiu em 2011 com a proposta de unir gastronomia à arte e cultura. O espaço traz palestras ilustradas com quadros expostos no salão e, na cozinha, a chef garante receitas elaboradas com ingredientes frescos. O destaque fica por conta dos risotos, peixes frescos e guarnições que vão do purê de abóbora ao cuscuz tipo marroquino. Para acompanhar, cervejas e vinhos. A casa abre para o almoço e jantar.

O Medit alia um elegante salão a um cardápio assinado pelos chefs Bernard Twardy e Fernando Barroso. O cozinheiro Valdemir Segundo, conhecido como Pará, prepara os pratos criados pela dupla. O cardápio mistura influências mediterrâneas e ingredientes regionais. No menu, constam rosbife de carne de sol com manteiga da terra, confit de pato com arroz e amêndoa, e camarão ao molho béarnaise.

O Grazie! Restaurante apresenta um ar aconchegante, por conta da decoração do lugar. Com seu estilo italiano/contemporâneo, o Grazie foi aberto em 2011 e alia bons preços a boas receitas. Entre os pratos, estão o Paillard com fettuccine, molho branco e parmesão; a linguiça de rúcula com parmesão acompanhada de molho barbecue e o Penne alla cotadina (tiras de filé, cubos de berinjela, champignon Paris e molho rotie com azeite de manjericão).

Lagosta Verdes Mares
Lagosta Verdes Mares

A última sugestão é o D’Abelle Bistrô, que segue o estilo dos bistrôs do interior da França. Os principais pratos são: linguado grelhado com risoto de brie e abobrinha, camarão gratinado com arroz ao molho de queijos e o trio rosbife do sol ao molho de azeite com perfume de capim santo, camarões ao beurry blanc, acompanhados de risoto de tomates italianos. Tem ainda a Lagosta Verdes Mares com bouquet oriental. A lagosta é cozida em um caldo levemente aromático que preserva seu sabor e sua textura macia. É servida com um risoni (massa em formato de arroz) com ingredientes de sabores diferenciados, inspirados no oriente, que leva cogumelos, acelga e tomate italiano. É finalizada com pinceladas de molho beurry blanc.

Para ver outras opções, acesse aqui a nossa lista de restaurantes

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php