25, outubro, 2018

Dia do Macarrão: onde comer um bom macarrão em Fortaleza?

Pappardele com Iscas de Filet Mignon do La Pasta Gialla
Pappardele com iscas de filet mignon do La Pasta Gialla (Divulgação)

Hoje é dia mundial do macarrão! Para quem não dispensa esta delícia de massa italiana, que rende uma infinidade de receitas, separamos nesta quarta dicas variadas de pratos à base de macarrão, bem como onde experimentá-los em Fortaleza. Confira abaixo as nossas oito dicas de onde saborear o melhor macarrão em Fortaleza.

La Pasta Gialla

A rede de restaurantes La Pasta Gialla surgiu da ideia do Chef Sergio Arno de criar um espaço que oferecesse uma produção gastronômica com o verdadeiro toque italiano, mais exatamente da Região de Toscana. A casa aposta em massas artesanais, que hoje são seu diferencial.

Opções de risottos, carnes, aves, peixes e massas estão entre as opções de pratos. No menu, boas escolhas são o spaghetti à moda caprese, com tomate fresco, mozzarella de búfala, alho e manjericão; o pappardele com iscas de filet mignon também não deixa a desejar. Pra fechar, a última dica é conferir o spaghetti ao molho pomodoro, uma das pedidas preferidas do cardápio.

Av. Dom Luis (Shopping Pátio Dom Luis, loja 125), 1200
Telefone: (85) 3267.3070
Todos os dias, das 12h à 0h.

Também disponível no Shopping Iguatemi.

Delícias do Jardim do Alchymist: grelhado imperial, com lagostas, sirigado empanado com cream cheese, camarões, vôngoles e mais (Divulgação)
Delícias do Jardim do Alchymist: grelhado imperial, com lagostas, sirigado empanado com cream cheese, camarões, vôngoles e mais (Divulgação)

Jardim do Alchymist

O Jardim do Alchymist é um dos mais conhecidos restaurantes italianos em Fortaleza. A casa tem ambiente agradável, com mesas distribuídas pelo jardim, além de um bar externo e uma tenda para grupos fechados.

Se o assunto é macarrão, brilha no cardápio o espaguete de frutos do mar, preparado com vinho branco e tomate-cereja, ideal para duas pessoas. Como dicas para o jantar, tem também o purê de bacalhau com biscoito de parmesão e o filé-mignon em crosta de mil-folhas com creme de trufa, guarnecido por batata ao forno.

Rua/Av: Barão de Aracati, 801
Telefone: (85) 3032.7208 | 3032.6965
Site: http://www.jardimalchymist.com/
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 18h à 0h. Cozinha até as 23h30.

Gamberi Riomar camarões empanados servidos com espaguete ao molho de queijo fundido
Gamberi Riomar: camarões empanados servidos com espaguete ao molho de queijo fundido do Pulcinella (Divulgação)

La Pulcinella 

Funcionando com duas sedes tradicionais – uma na rua Osvaldo Cruz e a outra na avenida Senador Virgílio Távora – e mais duas nos dois shoppings RioMar de Fortaleza, a casa se propõe a honrar a tradição italiana há mais de vinte anos. Contando com um saboroso bufê de antepastos (a partir de R$120,00 o quilo), as opções à disposição vão de saladas e frios aos frutos do mar. No cardápio, há uma rica diversidade de massas e recheios atraentes.

A carbonara, claro, não poderia faltar. Alguns outros destaques são o spaghetti alla pescatora, espaguete preparado com camarão, lula, taioba e polvo ao molho de tomate, e o ravioli di carne di sole, trazendo o macarrão acompanhado com a nossa carne de sol, molho de tomate e mussarela de búfala.

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 640 – Aldeota
Telefone: 3261.3411
Horário de funcionamento: das 12h às 15h e das 18h30 à 1h. Nas sextas e sábados, das 12h às 2h e aos domingos das 12h à 1h.

Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 600 – Aldeota
Telefone: 3244.0133

Também disponível no Shopping RioMar e no Shopping Rio Mar Kennedy.

Espaguete ao alho e óleo e camarão do Pasto & Pizzas
Espaguete ao alho e óleo e camarão do Pasto & Pizzas (Divulgação)

Pasto & Pizzas

Uma das casas que popularizou o self-service e o rodízio de pizzas e massas, o Pasto & Pizzas oferece um cardápio diversificado, com massas artesanais tipicamente italianas e mais de 120 tipos de molhos, servindo pratos dos mais variados.

Algumas sugestões são o famoso espaguete carbonara da casa, feito com creme de leite, bacon e salsinha. Fora ele, outras boas dicas são a pizza Washington Soares, com bacon, ovos, calabresa, requeijão, azeitona preta, molho de tomate e queijo e o fettucini de camarão, feito com creme de leite e camarões flambados na vodka. De sobremesa, a irresistível pizza de chocolate. Para quem quer de tudo um pouco, experimentar o rodízio de massas é pedida certa.

Casa Salinas: Av. Washington Soares, 909, Shopping Salinas. Reservas: (85) 3239.4974. Horário: Almoço, Self-Service, de segunda a quinta: 11h30 às 15h. Sexta, sábado e domingo: 11h30 às 15h30. Jantar das 18h à 00h.
Casa Dom Luís: Av. Júlio Abreu, 160, Bairro Varjota. Reservas: (85) 3267.3165 / (85) 3267.1364. Horário: Diariamente das 18h à 00h.
Casa 13 de Maio: Av. 13 de Maio, 1017, Bairro de Fátima. Reservas: (85) 3257.1276. Horário: Diariamente das 18h às 00h.
Delivery (loja Dom Luís): (85) 3267.1364.

Camarao-Vignoli
Camarão Vignoli é uma das opções de massa da Pizza Vignoli (Divulgação)

Vignoli

Vignoli se destaca entre os estabelecimentos do setor em Fortaleza. A casa tem quatro lojas espalhadas pela cidade (confira aqui). O ambiente aconchegante ao ar livre traz peças decorativas originais e muitas antiguidades e é ideal para quem procura conforto e um clima intimista na hora do jantar. Quem gosta de agilidade no atendimento, típica dos atendimentos em shoppings, conta também com a Vignoli Expresso, localizada na praça de alimentação do Shopping Del Paseo.

A quem aprecia massas al dente, nossa dica é a tradicional Camarão Vignoli, que traz o marisco com aliche, alcaparras e pimenta calabresa, refogados em alho e ervas finas. Opções clássicas como Pomodoro, com molho de tomates frescos e manjericão, também fazem parte do cardápio. Pra fechar, a Camarão 4 Queijos une o camarão a molho bechamel quatro queijos e ervas finas numa mistura muito atrativa.

Rua Silva Jatahy, 529 – Meireles
Av. Senador Virgílio Távora, 10 – Meireles
Rua Jonas Idelfonso Carneiro, 170 – Cambeba
Avenida Beira Mar, 2361 – Meireles 

Fettucine do Cantina Caravaggio
Fettucines são opções atrativas no cardápio da Cantina Caravaggio (Divulgação)

Cantina Caravaggio

Além de réplicas de telas de Caravaggio, o restaurante passou a abrigar também exposições temporárias de novos artistas e de pequenas galerias. Pode-se começar com a porção de antepastos, que atende a duas pessoas. O risoto de camarão ao prosecco com aspargo e tomate-cereja ocupa lugar de destaque no menu, bem como o filé-mignon em crostas de erva, molho de vinho Chianti e risoto de queijo grana padano. Gelatina de espumante com morango e calda de frutas vermelhas para a sobremesa.

Rua/Av: Professor Dias da Rocha, 199
Bairro: Varjota
Telefone: 85 3242-4703

Filé de robalo em crosta de pistacchi e macaxeira com vinho Pipoli Greco Fiano IGT, Basilicata
Filé de robalo em crosta de pistacchi e macaxeira com vinho Pipoli Greco Fiano IGT, Basilicata (Divulgação)

La Bella Italia

Depois de visitar Fortaleza, os primos Luca Lunghi e Andrea Antonucci decidiram abrir um restaurante italiano na cidade. La Bella Italia se destaca pela busca aos sabores italianos clássicos, existindo há mais de 10 anos com um cardápio que vai do spaghetti al frutti di mare ao rigatoni alla norma, uma massa italiana puxada com um molho aveludado à base de berinjela, tomate, cereja e ricota. Para acompanhar, o restaurante dispõe de uma boa carta de vinhos. Oferece internet sem fio e área para fumantes.

Funcionamento: de segunda a sábado, de 18h à 0h e domingo, das 12h às 16h e de 18h à 0h.
Rua/Av: Avenida Almirante Barroso, em frente a delegacia de apoio ao turista., 812
Bairro: Praia de Iracema
Telefone: (85) 3219-2166
Site: www.labellaitaliafortaleza.com.br

Fettuccine Gamberi da Trattoria do Alfio
Fettuccine Gamberi da Trattoria do Alfio (Divulgação)

Trattoria do Alfio

As trattorias são estabelecimentos típicos da gastronomia italiana, cuja origem remonta à história do país e de sua culinária. Tendiam a ser lugares mais rústicos e modestos, focados em manter clientelas fixas, e carregavam – e carregam ainda – um pouco da história e dos modos de ser do italiano. A Trattoria do Alfio segue o modelo consagrado, até porque seu criador é um italiano de fato.

O estabelecimento inclui mesa de antepastos, onde você pode escolher entre as dezenas de pratos dispostos. Algumas pedidas especiais da casa são o fettuccine fruti di mare, com camarõeslulapolvovôngole e mexilhões e a deliciosa lasagna verde (em sabores bolonhesa e quatro queijos). A Trattoria abre todas as noites a partir das 18h. Atualmente, aos sábados e domingos, também está abrindo para almoço, das 12 às 15h. Vale a pena conferir e experimentar as receitas do chef Alfio. A casa também atende em delivery.

Rua Professor Dias da Rocha, 303 – Varjota
Aberto todos os dias, das 18h à meia noite, e aos sábados e domingos também aberto para almoços, das 12h às 15h.
Delivery: das 18h às 23h.
Telefone: (85) 3082.2522 | (85) 98896.5235

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php