7, maio, 2014

Dica saudável de Abobrinha com Recheio de Atum para o Dia das Mães

O peixe é um alimento que não pode faltar em uma dieta balanceada, pois previne doenças, diminui o colesterol e ativa a memória. Veja a dica:

Abobrinha com Recheio de Atum - Divulgação
Abobrinha com Recheio de Atum – Divulgação

Para o Dia das Mães, 11 de maio, a Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) sugere preparar um prato saudável com peixe que vai dar água na boca: Abobrinha com Recheio de Atum.

A receita com alimentos enlatados é leve e tem poucas calorias. O peixe é um item que não pode faltar em uma dieta balanceada, pois previne doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol, ansiedade e ativa a memória. A recomendação é que o pescado seja incluído no cardápio pelo menos duas vezes por semana, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (MS).

Os peixes são ricos em vitamina A, B3, B6 e B12, além de minerais como o ferro, fósforo, magnésio, sódio e cálcio – substâncias que atuam diretamente na prevenção de cânceres e da osteoporose. Os ácidos graxos do tipo ômega presentes na sardinha, por exemplo, podem retardar o avanço (ou metástase) do câncer de mama.

O atum enlatado tem a vantagem de poder ser consumido diretamente na lata ou como ingrediente de molhos e pratos. O tempo de conservação dos peixes enlatados é outro diferencial a ser ressaltado. Peixes congelados duram no máximo seis meses enquanto sua versão enlatada chega até a 36 meses. A lata de aço ainda preserva todas as propriedades nutritivas e o sabor do alimento sem necessidade de conservantes e aditivos químicos.

Abobrinha com Recheio de Atum

Ingredientes:
2 abobrinhas grandes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite enlatado
¼ de xícara de cebola picada
½ xícara de cenoura enlatada ralada
1 ½ xícara de atum enlatado escorrido
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
1 pimenta-dedo-de-moça picada

Modo de preparo:
1 – Corte as abobrinhas em rodelas com 3 cm de espessura e, com uma colher pequena, retire a polpa, deixando 0,5 cm de borda. Reserve o miolo e a abobrinha separadamente.
2 – Tempere os pedaços de abobrinha com sal e cozinhe no vapor por 15 minutos ou até ficarem ligeiramente macios.
3 – Numa panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola por três minutos ou até ficar macia. Junte a cenoura e a polpa de abobrinha e refogue por mais três minutos. Acrescente o atum escorrido e cozinhe, amassando com uma colher. Tempere com sal e pimenta-dedo-de-moça.

Solução prática:
Manter umas latinhas de atum na despensa é uma ótima saída para quem não dispõe de peixes frescos com facilidade. Além de ser alimento seguro, é uma fonte prática de proteínas de excelente qualidade biológica, com todos os aminoácidos essenciais.

Rendimento: 4 porções
Calorias: 275 por porção

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php