13, fevereiro, 2014

Dicas para a salada

Algumas dicas para a salada que vão incrementar suas refeições

Saladas são importantes - aprenda a usá-las (Getty Images)
Saladas são importantes – aprenda a usá-las (Getty Images)

Saladas são um dos pontos principais numa alimentação saudável bem como ingredientes fundamentais. Na batalha pelo emagrecimento, ou simplesmente na manutenção do bem estar e saúde, a ingestão desses pratos não pode ser negligenciada. Pensando nisso, o Mundo Light de hoje traz algumas dicas importantes para o preparo das saladas. As dicas a seguir são da Clínica Patrícia Davidson Haiat de Nutrição Funcional, e vão te ajudar a ter uma alimentação mais adequada.

Ao fim, o Portal Sabores te indica algumas receitas especiais e coloridas de saladas para preparo rápido.

Vamos a elas?

1. Corte as folhas verdes e a alface

Essa dica é ótima para quem está começando a se acostumar com a saladinha diária. Quando cortamos as folhas antes de servir, elas ficam muito mais fáceis de comer e melhora a textura da salada como um todo. Além disso, assim elas se misturam melhor ao molho e aos outros ingredientes.

2. Preste atenção na textura

As melhores saladas são aquelas que são metade folha e metade outras coisas. Uma salada só de folhas ou com muitos dos mesmos legumes pode ficar chata e fazer com que você tenha menos prazer comendo. E uma comida tediosa é um dos primeiros passos para o abandono da dieta!

Salada Tropical
Salada Tropical

3. Faça seu próprio molho

Essa dica é perfeita para garantir uma salada mais saudável, com baixo teor de sódio e gordura – que costumam vir escondidos nos molhos prontos. Preste atenção nos ingredientes muito gordurosos ou em molhos hipercalóricos.

4. É importante que ela seja bem balanceada

Carboidratos complexos, proteínas de boa qualidade e gordura boa juntos tornam qualquer prato completo! Quanto mais equilibrada estiver sua salada, maior vai ser a saciedade. Para carboidratos, você pode apostar em alguns legumes, proteínas de boa qualidade podem vir das oleaginosas ou de um peixe que também é fonte de gordura boa!

5. Mantenha uma baixa carga glicêmica

Ou seja, deixe de lado os croutons ou a batata palha. Se quiser uma crocância extra, aposte em sementes como de abóbora ou de girassol ou oleaginosas como amêndoas torradas.

Receitas

Salada de Melancia com Molho de Hortelã e Nozes

Salada Mediterrânea

Salada Verão

 

 

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