25, maio, 2016

Dicas para churrasco de frutos do mar

Churrasco de frutos do mar - quem topa? (Divulgação)
Churrasco de frutos do mar – quem topa? (Divulgação)

Os frutos do mar são iguarias bastante apreciadas por muitos apaixonados por gastronomia. Rendendo alguma das mais sofisticadas e deliciosas receitas, cada ingrediente do gênero tem suas especificidades de sabor, textura e claro, em seu preparo. O camarão e a lagosta não fogem à regra… Já pensou em preparar essas duas delícias naquele churrasco de frutos do mar? Essa é outra deliciosa possibilidade para quem não dispensa um bom prato com mariscos. Prepare as grelhas, a brasa, a lagosta e o camarão e bom apetite!

Primeiro, o ideal ao lidar com frutos do mar é não errar o ponto e nem fazê-los bem passados demais. O primeiro segredo é observar o ponto da carne. Quando a lagosta embranquecer, ela já pode ser tirada do forno. Assar o fruto demais termina por ressecá-lo.

Lagosta do Boi Negro Grill - perceba o ponto ideal do fruto do mar (Divulgação)
Lagosta ainda crua, do Boi Negro Grill – perceba o ponto ideal do fruto do mar (Divulgação)

Outra dica está nos temperos. A lagosta pode ser temperada apenas com uma boa dose de azeite de oliva e um punhado de alecrim. Salgá-la desidrata o fruto, mas fica a seu critério. Já os camarões não levam tempero algum, pois temperar os camarões para churrasco causa desperdício por conta das cascas: o tempero escorre e cai no fogo. Uma dica boa é preparar pastas de temperos, como uma pasta de alho: como sugestão, misture no liquidificador uma xícara e meia de óleo de soja, três ovos, uma cabeça de alho, uma colher de chá de sal e pimenta tabasco a gosto, para bater tudo depois até que a pasta esteja formada.

Mais uma dica é não aproximar demais os frutos do mar do fogo, mas também não deixá-los distantes demais. Proximidade ou distância exageradas causam ressecamento, o que compromete a qualidade do churrasco. O ideal é enfileirar os mariscos no primeiro andar da sua churrasqueira – o mais próximo das brasas.

Veja as dicas completas e uma receita de molho para essas delícias do mar. Dica do chef Vicente Bojovski e do Diário do Olivier.

Ingredientes:
2 lagostas grandes
10 camarões grandes
50g de margarina
50g de manteiga
½ maço de salsinha
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 punhado de alecrim
1 colher de sopa de alcaparras
Pimenta calabresa
3 colheres (sopa) de azeite
4 colheres da água de cozimento de batatas

Vai um camarão assado? (Thinkstock)
Vai um camarão assado? (Thinkstock)

Modo de preparo da lagosta e do camarão:
Corte as lagostas ao meio e limpe bem. Coloque-as em uma grelha com as metades separadas e tempere com alecrim e azeite. Em outra grelha, coloque os camarões com a casca, sem temperos, e grelhe os dois até ficarem embranquecidos.

Modo de preparo do molho:
Em uma frigideira, derreta a margarina e a manteiga. Acrescente a mostarda, o azeite, uma pitada de pimenta calabresa e misture. Inclua as alcaparras e a água do cozimento das batatas que serão usadas para servir os frutos do mar. Deixe levantar fervura e finalize com salsinha picada.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php