20, janeiro, 2014

Dicas para o preparo de macarrão

Veja essas dicas para o preparo de macarrão e deixe-o soltinho e saboroso nas refeições mais especiais e cotidianas

Dicas para uma massa soltinha e no ponto certo (Foto: Thinkstock / Sabores do Chef)
Dicas para uma massa soltinha e no ponto certo (Foto: Thinkstock / Sabores do Chef)

O mundo da gastronomia por vezes parece difícil, e muitos saberes os neófitos na cozinha só aprendem com o tempo. Há detalhes que não são ensinados pelas receitas que acessamos, mas que fazem toda a diferença no resultado final de um prato.

A dica do dia de hoje se refere ao preparo de macarrão, tipo de massa adorado por muitos. Consumido como parte da refeição, num tradicional prato feito (PF), ou como ingrediente principal em uma receita incrementada de spaghetti, por exemplo, é sempre importante tentar alcançar o ponto certo da massa. Outro fator importantíssimo é deixar-lhe o mais solta o possível, evitando que o macarrão fique excessivamente grudento.

As dicas do Sabores do Chef vão te ajudar a alcançar um bom resultado no preparo dessa massa especial. São três dicas simples mas que vão fazer toda a diferença. Para completar, o Portal Sabores elenca ao final do post três receitas com macarrão. As receitas servem tanto para os iniciantes, que já podem começar a pôr os conhecimentos em prática, como para os veteranos que quiserem verificar novos resultados com as dicas.

Dicas

1. Lembre-se que não há necessidade de lavar o macarrão com água fria após o preparo, isso removerá o amido da massa e ela não absorverá o molho.

2. Para ter um macarrão solto e bem cozido, desligue o fogo pouco antes de ficar pronto, retire-o da panela e reserve ainda quente em uma tigela, dissolvendo nele um pouco de manteiga. Para saber o ponto do macarrão, pegue um fio, passe na água e morda, se estiver macio está pronto, Se estiver duro deixe mais um pouco.

3. Caso o macarrão seja servido com molho à parte é muito importante que a manteiga esteja dissolvida no macarrão ou que ele seja regado com uma fina camada de azeite. Isso é essencial para que ele não grude enquanto esfria.

Receitas especiais

1. Spaghetti com Salmão e Mix de Cogumelos

2. Spaghetti com Ricota e Camarão

3. Salada de Macarrão

 

 

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php