28, setembro, 2016

Dieta Detox: quando e como fazer

Dieta Detox
Dieta Detox provoca dúvidas em muita gente (Divulgação

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em dieta Detox, mas sabe o que realmente isso significa? O que ela faz e quais os efeitos no nosso organismo? Para tentar responder a essas perguntas, o Mundo Light pesquisou um pouco mais sobre o assunto e trouxe informações importantes para quem pensa em adotar este tipo de dieta.

O termo Detox possui relação direta com a desintoxicação do organismo, com a limpeza de toxinas que são acumuladas no organismo por meio principalmente da prática de maus hábitos alimentares. Alimentação rica em gorduras, em açúcares, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, entre outras ações, colocam em risco a saúde. A dieta detox possui a função de “zerar” o organismo, serve para ajudar, inclusive, em uma mudança efetiva de hábitos.

Há alguns mitos que precisam ser esclarecidos em relação a esse tipo de dieta. Um deles é de que dieta detox emagrece. Sim, emagrece, afinal, nos primeiros dias, principalmente líquidos são ingeridos, mas a finalidade dessa dieta não é emagrecer e sim preparar o organismo para uma mudança de hábitos.

O máximo de tempo que pode durar uma dieta Detox é uma semana. Passando disso, o organismo pode entrar em fase de debilitação. Alimentos ricos em antioxidantes e coloridos são fundamentais para compor a dieta Detox. Sucos e caldos produzidos a partir desses alimentos auxiliam e muito na desintoxicação do organismo, exemplos desses alimentos são: brócolis, couve-flor, raiz forte, entre outros.

Não deve ser um tipo de dieta realizada com frequência, no entanto. Lembre-se: Dieta Detox deve ser um passo rumo a uma mudança real de estilo de vida. Ela realmente emagrece, mas a principal função é “limpar” o organismo, prepará-lo para mudar.

Após o período do consumo de líquidos, é fundamental introduzir na dieta ao menos 5 porções de frutas, verduras ou legumes na dieta, sem esquecer é claro de ingerir muito líquido, com ênfase na água. Em dias mais quentes, o mínimo ingerido deve ser de 4 litros.

Pessoas que realizam essa dieta indiscriminadamente, sem qualquer orientação ou por período maior do que o estipulado, podem apresentar quadros de tontura, fraqueza e, se trabalham ou praticam atividades físicas, podem se sentir fatigadas, por isso, é importante fazer esse tipo de dieta com parcimônia. Nada de exagerar no tempo e na restrição da alimentação, isso porque ela pode debilitar sua saúde. Aliás, se já houver algum problema de saúde como anemia, por exemplo, o risco de agravar o quadro é maior.

Diabéticos não podem realizar esse tipo de dieta, a menos que sob prescrição médica, isso porque ingerir sucos com mais frequência eleva imediatamente os níveis de glicose no sangue, o que pode ser um risco à saúde. A dieta Detox deve ser realizada, portanto, com consciência e respeito à saúde.

Dica do OnlineFarma 

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

css.php