12, julho, 2014

Dieta sem glúten não garante perda de peso

Cortar alimentos com glúten da dieta é indicado somente para quem tem intolerância à substância e para celíacos

Penne nutritivo
Penne nutritivo

O glúten é constantemente apontado como o vilão na perda de peso. Entretanto, uma dieta sem essa proteína, é indicada somente para quem tem intolerância à substância, alergia ou, ainda, aqueles que sofrem da Doença Celíaca, como explica Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Fortaleza, marca da M.Dias Branco.

A verdade é que a perda de peso causada pela exclusão do glúten da alimentação vem da restrição nos alimentos ingeridos e a consequente redução na ingestão calórica diária. “Ao retirar alimentos com glúten, a pessoa naturalmente vai consumir menos calorias, pois grande parte da alimentação natural é composta por estes alimentos”, explica Fabiana. “Mas não é o glúten que causa ganho de peso e sim os acompanhamentos gordurosos e calóricos consumidos juntos, que podem dificultar o emagrecimento”, reforça.

O grande problema da dieta que proíbe o consumo de alimentos com glúten é a redução do carboidrato, presente nas massas, por exemplo. Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo de carboidratos são cansaço, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios.

Manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento do organismo. “Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em fornecer nutrientes energéticos necessários para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica a nutricionista.

Consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode até contribuir na redução do peso. Isso acontece porque a massa combinada com proteínas magras, como peixe ou carne branca, proporciona uma saciedade mais prolongada. Segundo Fabiana, a quantidade ideal média recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa (200 gramas do alimento cozido) numa refeição.

Seguindo as dicas da nutricionista, a Fortaleza sugere uma ótima opção para uma alimentação balanceada, que combina proteína, vegetais, frutas e castanhas com o carboidrato da massa. Confira a receita abaixo.

Penne Nutritivo Fortaleza

Ingredientes:
1 embalagem de Penne Fortaleza 500g
200g de queijo cottage, em cubos
300g de peito de peru, em cubos
15 tomates cereja, cortados ao meio
100g de nozes, picadas
100g de castanha-do-pará, picadas
sal e folhinhas de manjericão a gosto

Molho de Pêra:
6 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher de (sopa) de suco de limão
2 pêras médias, picadas
1 iogurte natural desnatado
sal e raspas de limão a gosto

Modo de Preparo:
– Comece preparando o molho de pêra.
– Bata no liquidificador, o azeite extra virgem, suco de limão, as peras e o iogurte natural.
– Acerte o sal, polvilhe as raspas de limão, mexa delicadamente e reserve.
– Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.
– Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Escorra a massa e esfrie em água corrente.
– Coloque num refratário grande, acrescente o molho de pêra e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
– Junte o queijo cottage, o peito de peru, os tomates cereja, as nozes, a castanha-do-pará e misture delicadamente.
– Decore com as folinhas de manjericão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Variação: Querendo substitua a pêra por melão

 

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php