27, setembro, 2012

Em busca da melhor receita de camarão

 

Idealizado pelo empresário Livino Sales, o 4º Grand Shrimp Festival reúne uma extensa programação de encontros científicos, palestras, oficinas gastronômicas, concurso, além de programação musical na Fazenda Cacimbas, localizada em Acaraú. 
 
Com expectativa de receber 17 mil pessoas, o coordenador do evento Rubens Sales destacou a necessidade de dividir as atividades por categoria. Desta forma, de 27 a 29 de novembro acontece o IV Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste com eventos científicos. Num segundo momento, de 29 de novembro a 1º de dezembro, a gastronomia se torna o foco com a participação de chefs nacionais e internacionais mostrando suas técnicas aplicadas aos produtos locais, especialmente o camarão criado na região.
 
Entre os convidados, o chef executivo do Hotel Rey Juan Carlos I (Barcelona – Espanha) Cláudio Aguirre, a chef diretora do Instituto Intenacional de Artes Culinárias (Buenos Aires – Argentina) Mausi Sebess e o chef mexicano Roberto Hernandes Carrillo.
 
Além das oficinas, os chefs Eduardo Andrade (Bocca Bistrô – Fortaleza), Juscelino Menezes (Grazie! – Fortaleza), Alberto Martinelli (Jardim do Alchymist – Fortaleza), Luciano Ferreira (Oásis Atlântico), Elcio Nagano (Soho Restaurante) e Luca Lulli (The Lab – Jericoacoara) vão disputar o prêmio de chef do Festival apresentando pratos exclusivos com o principal ingrediente do evento. Ainda guardando segredo sobre o que vão preparar, alguns chefs deram pistas. 
 
Elcio Nagano, por exemplo, destacou que vai levar um pouco da influência da gastronomia molecular para executar suas criações. Luca, italiano que mora em Jericoacoara, disse que a cozinha fusion vai conduzir a elaboração de seus pratos. “Diariamente, tenho novos pratos em meu cardápio e estou sempre criando de acordo com os ingredientes disponíveis na época”, afirmou o chef.
 
Já Luciano pretende unir ingredientes locais com técnicas internacionais e promover a valorização dos produtos da região. Na mesma linha, o chef Alberto – recém chegado ao Brasil para montar o Jadim do Alchymist – pretende investir em insumos regionais, porém, baseado na gastronomia mediterrânea. O novo restaurante deve abrir na segunda quinzena de outubro e vai funcionar no endereço onde ficava o Maee. 
 
Faustino Paiva, Eduardo Sisi e Liliane Pereira foram os ganhadores das edições anteriores. Portanto, marque na agenda porque a próxima edição do festival promete sabores novos e pratos de camarão como você nunca viu. 
 
 
Grand Shrimp Festival
IV Festival Internacional do Camarão da Costa Negra
De 27 de novembro a 1º de dezembro de 2012
Fazenda Cacimbas – Acaraú
Mais informações: www.accn.org.br ou pelos telefones (85) 3433.7684 e 3433.7585