2, junho, 2017

Erros mais comuns na hora do churrasco

A carne vermelha ajuda no ganho de músculos
A carne vermelha ajuda no ganho de músculos

Ser churrasqueiro é um ofício por vezes duro, por vezes recompensador. Mesmo sabendo muitos macetes e dicas repassados por mestres churrasqueiros, muito só é aprendido através da prática. Ponto do fogo, ponto das carnes, o uso do sal, uso de álcool, reaproveitamento das brasas… São muitos detalhes para se lembrar, e cada um deles afeta o resultado final. Anteriormente, o Portal Sabores mostrou algumas dicas para melhorar a qualidade do seu churrasco e de suas carnes assadas. Hoje falaremos dos erros mais comuns cometidos por mestres e aspirantes a churrasqueiros.

Confira abaixo uma lista dos erros mais comuns na hora do churrasco. As dicas a seguir são do Uol Comidas e Bebidas.

O uso de álcool pode causar labaredas na hora de assar carnes (Divulgação)
O uso de álcool pode causar labaredas na hora de assar carnes (Divulgação)

O uso do álcool líquido na hora do churrasco

Não é recomendado utilizar álcool líquido para acender o carvão, pois ele produz uma chama brusca e temporária. Observe também a quantidade de carvão utilizada, em demasia. O ideal é colocar todo o conteúdo do saco em um canto da churrasqueira, deixando apenas uma pequena parte sob a grelha. Vá trazendo, aos poucos, mais carvão ao centro quando necessário.

Dica: Dê preferência para o uso da pastilha de álcool em gel, à venda em supermercados. Faça uma “casinha” com o carvão. Ao lado, estão as cinzas do churrasco anterior. Sempre mantenha um pouco dessas cinzas na churrasqueira -elas devem ser colocadas sobre a brasa já formada, pois evitarão que se formem labaredas (chamas) quando a gordura da carne pingar pela grelha.

A quantidade de sal influi na desidratação da carne (Divulgação)
A quantidade de sal influi na desidratação da carne (Divulgação)

Quantidade de sal

Não faça uma cama de sal grosso: isso fará com que a carne se desidrate e perca seu sabor .

Não exagere no sal. Se puder, use sal grosso em pedras maiores para pedaços grandes e sal grosso em pedacinhos menores para peças menores. Você pode moê-lo no liquidificador, por exemplo.

Dica: em um prato, coloque um punhado de sal e acomode a carne, jogando mais um punhado de sal sobre ela. Deixe-a próxima ao calor da brasa por uns quatro minutos. Antes de grelhá-la ou assá-la, elimine o excesso com as mãos.

A altura ideal varia com relação ao corte (Divulgação)
A altura ideal varia com relação ao corte (Divulgação)

Altura da carne com relação ao fogo

Deixar a carne próxima à brasa, a cerca de 15 cm de altura, tem como objetivo grelhar ou apenas selar, o que não é recomendado para a costela, por exemplo, que precisa de um tempo maior de cocção.

Nunca cubra toda a carne com sal grosso. Isso irá desidratá-la, perdendo sua suculência

Dica: Grelhar ou assar? Se ficar a 15 cm da brasa, a carne será selada ou grelhada. Essa é altura ideal para peças menores. Para assar, recomendam-se as alturas de 40 cm (para pedaços médios) e 60 cm (grandes).

Preste atenção em qual lado da picanha esquentar primeiro (Divulgação)
Preste atenção em qual lado da picanha esquentar primeiro (Divulgação)

O lado certo da picanha

Não inicie a cocção da picanha colocando o lado da gordura para baixo. Isso fará com que ela “perca” essa camada que deixará a peça mais saborosa. Observe a chama alta, indesejada. Quando fizer um churrasco, evite as labaredas, pois a ideia não é colocar fogo na carne. Lembre-se de que as cinzas do churrasco anterior colocadas sobre as brasas evitam as chamas bruscas causadas pelos respingos de gordura.

Dica: Sele a carne (deixando a picanha a 15 cm da brasa) por quatro minutos apenas o lado sem gordura. Em seguida, mude sua posição para cerca de 40 cm de altura, assando-a.

Assar legumes ou frutas próximos a carnes (na mesma grelha) pode misturar seu sabor (Divulgação)
Assar legumes ou frutas próximos a carnes (na mesma grelha) pode misturar seu sabor (Divulgação)

Assando frutas e carnes na churrasqueira

Frutas e legumes não devem ser feitos na mesma grelha das carnes, pois os sabores podem se misturar

 

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

css.php