3, outubro, 2016

Estrela explica que macarrão não é inimigo das dietas

Parafuso com frango e legumes (Divulgação)
Parafuso com frango e legumes (Divulgação)

Muitas pessoas propagam, às vezes sem querer, que o macarrão e as massas em geral são inimigos das dietas. Segundo a nutricionista Fabiana Pontes, não é bem assim. Com a chegada do Dia Mundial do Macarrão, em 25 de outubro, a Estrela, marca da M.Dias Branco, esclarece mitos sobre o consumo das massas em geral com a ajuda de Fabiana Fontes, consultora da empresa.

O principal motivo alegado pelos que evitam o macarrão é que, por ser rico em carboidratos, seria engordativo e não deveria ser consumido em dietas. “O que colabora para o aumento de peso não é o consumo de massa e sim a quantidade ingerida e, principalmente, os acompanhamentos escolhidos”, explica Fabiana. De acordo com ela, quando o macarrão é consumido em quantidade adequada e com molhos magros e saudáveis, como ao sugo (tomate), de ervas ou com vegetais, o resultado é um dia a dia com mais energia.

“O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos pouco gordurosos, a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais”, ensina a nutricionista.

Então pode esquecer essa história: a massa não é inimiga das dietas. Melhor ainda é saber que as massas podem ajudar a emagrecer: “o macarrão faz com que o metabolismo fique mais ativo e, com isso, queime mais gorduras”, ressalta Fabiana. Além disso, para as mulheres que sofrem com os efeitos da TPM, há benefícios extras: o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando o humor.

Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes Estrela

Ingredientes:
1 embalagem de Parafuso Estrela (500g)
½ kg de filé de frango, em tirinhas
2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja
4 dentes de alho, picados
10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
2 folhas de louro
2 xícaras (chá) de mini cenouras
5 buquês de brócolis
1 abobrinha média, em cubos
50g de queijo parmesão light, ralado
Sal a gosto

Modo de Preparo:
– Numa tigela média, junte o frango e tempere com sal.
– Numa panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar. Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio. Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve.
– Numa panela média, junte as mini cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixe cozinhar em água e sal até ficaram macios, escorra e reserve.
– Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
– Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 476 kcal

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php