20, setembro, 2016

Evento internacional de gastronomia em Fortaleza

É de dar água na boca, um evento internacional de gastronomia para ser degustado no estilo slow food! Como nutricionista, sou uma grande admiradora da gastronomia regional e internacional, pois, por meio da alimentação, aprendemos muito sobre a cultura de cada lugar, e esse assunto é algo que pessoalmente acho fantástico!

Então, faço aqui o convite para todos participarem deste grande evento, o II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, que acontece na cidade de Fortaleza nos dias 21 a 23 de setembro, no Hotel Oasis Atlântico. O congresso reúne profissionais experts no assunto e tem como objetivo a troca de experiência entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da gastronomia, nutrição e áreas afins, o que facilita a divulgação do conhecimento sobre matérias-primas existentes no país, caracterização de alimentos nativos e típicos, bem como desenvolvimento de diferentes aplicações desses insumos. Além disso, promove-se a investigação da tecnologia tradicional e novos métodos e técnicas de preparo culinário, tendo em vista melhorar a qualidade dos alimentos, promover o conhecimento e o registro da cultura gastronômica regional do nosso país, principalmente no que se refere aos alimentos tradicionais.

Veja o perfil dos convidados que estarão no evento:

Gisela AbrantesChef Gisela Abrantes

Docente e coordenadora do grupo de Pesquisa do Senac RJ, Chef e proprietária do Buffet Flavours. Nos últimos 12 anos tem-se dedicado intensamente à pesquisa, treinamento e consultoria no campo da gastronomia. Premiada em 2014 no concurso “Gastronomia Orgânica e Funcional” (Mega Evento de Nutrição SP) e em 2006 no concurso “Casamentos que deram certo” (Prazeres da Mesa, Senac SP), a Chef Gisela Abrantes está recém chegada de Lisboa, onde finalizou seu Mestrado em Ciências Gastronômicas. Traz na bagagem também o tempero e as técnicas da cozinha italiana, adquiridas em sua outra formação junto ao ICIF, no Piemonte, além de vasto conhecimento da cozinha internacional, por meio de sua formação com renomados chefs como Nick Malgieri, Spike Mendelsohn, Nicolas Galland, Leatitia e Sthéfane Cosnier, Alain Passard, Oriol Ivern, Guillem Pla e Laurent Suaudeau.

Sophie DreamSophie Deram

Sophie Deram é Nutricionista franco-brasileira, Doutora pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) no departamento de Endocrinologia. Ela é também Engenheira Agrônoma pela França. Ela é especialista em obesidade, nutrigenômica, transtornos alimentares e neurociência do comportamento alimentar. Ela coordena o Projeto de Genética do Programa de Transtornos Alimentares AMBULIM / Laboratório de Neurociências LIM-27 do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – IPq – HCFMUSP. Sophie é autora do Best-seller “O Peso das Dietas” aonde ela denuncia o efeito contra-produtivo das dietas no apetite e no peso. Sophie defende a importância do prazer de comer no equilíbrio da saúde.

Flávia BeckerFlávia Becker

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984). Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde. pelo Fundação Oswaldo Cruz (2012. Mestrado em Biologia Parasitária pelo Fundação Oswaldo Cruz (1999). Estagiou no Departamento de Virologia do Central Public Health Laboratory – Londres-UK, na área de Virologia Molecular; onde abordou os seguintes temas: Rubéola e genotipagem. Vigilância epidemiológica do sarampo. Fundação Nacional de Saúde – Centro Nacional de Epidemiologia. Publicação: Donadio FF. The genomic analysis of rubella virus detected from outbreak and sporadic cases in Rio de Janeiro state, Brazil.. Journal of Clinical Virology , v. 27, p. 205-209, 2003. Supervisão de laboratório de biologia molecular (Labs Ecolab/ RJ). Leciona química e biologia na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolvimento e elaboração de projetos em divulgação científica.

Mariana KoppmannMariana Koppmann

Es bioquímica graduada en la Facultad de Farmacia y Bioquímica de la UBA. Complementó su formación académica con numerosos cursos de postgrado, especializándose en las áreas de Calidad e Inocuidad de los Alimentos, dirige una consultora especializada. Capacitadora oficial de Manipuladores de Alimentos (CABA y Prov. BA). Fundadora y presidente desde el año 2004 de la Asociación Argentina de Gastronomía Molecular. Ha dictado numerosos cursos del tema en el país y en el exterior. Profesional Gastronómico, recibida en el IAG. Autora de los libros Manual y Nuevo Manual de Gastronomía molecular de la editorial, Cazabacterias en la cocina de Editorial Siglo XXI y del capítulo “Carnes” del Parrillero Científico.

Dra. Raquel CardosoDra. Raquel Cardoso

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás (1994) e em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (2015), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002) e Pos Doutorado pela Universidade de Londrina (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás, tutora do Programa de Educação Tutorial, membro da equipe técnica do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – Goiás e coordenadora do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – Região Centro-Oeste. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bromatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dietética, alimentação escolar, alimentação saudável, extrusão e subprodutos.

Dra. Paulina MataDra. Paulina Mata

Licenciada em Engenhara Química e Doutorada em Química Orgânica. Professora Auxiliar no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL). Coordenadora do Mestrado em Ciências Gastronómicas da FCT/UNL e Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Dedica-se ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas da Gastronomia Molecular (aplicações para alta cozinha e desenvolvimento de novos produtos alimentares). Autora de dois livros de divulgação científica usando temas relacionados com cozinha e alimentos: Aprender Ciência de forma divertida e saborosa – Sugestões de experiências para fazer em família, Ciência Viva, 2009 (com versão em inglês): e (em co-autoria com M. Guerreiro) A Cozinha é um Laboratório, Fonte da Palavra, Lisboa, 2010. Escreve regularmente para a imprensa sobre a inter-relação entre a ciência e a cozinha.

Marcelo ScofanoMarcelo Scofano

Formação: Tecnólogo em Gastronomia e Culinária pela Universidade Estácio de Sá – RJ – setembro/2005; Pós-graduado em Sistema de Gestão Integrada (QSMSRS)– Fatec/SENAC Rio – dezembro/2014; Azeitólogo, formado como degustador profissional e master em Elaiotecnia pelo IFAPA – Instituto de Investigación y Formación Agraria y Pesquera de Jaén e Cabra (Andaluzia/Espanha) – outubro/2013, Publicação: Colaborador gastronômico do livro “UM FIO DE AZEITE”, de Rosa Nepomuceno, publicado pela Casa da Palavra e Editora SENAC em dezembro/2009; Congresso e Seminário: IV Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças, palestrante: Aspectos Sensoriais do Azeite Extravirgem – julho/2015; XI Seminário de Nutrição UNISUAM, palestrante: Azeites, aspectos sensoriais e utilização em cozinha – dezembro/2015. Experiência: Docente/consultor/pesquisador em Azeites de Oliva do Senac RJ desde 2011; Ecochef pertencente ao Instituto Maniva; Sócio da empresa Estilo Gourmet – Saber Culinário, que oferece consultoria, cursos de gastronomia, treinamento corporativo e eventos; Delegado do Brasil no V Salão Internacional do Azeite Extra Virgem em Jaén/Espanha, maio de 2015; Provador/Jurado do X Concurso Selección de Jaén/Espanha, janeiro/2016. Provador/Jurado do VI Concurso Ovibeja 2016 – Beja/Portugal – abril 2016.

Mônica AbdalaMônica Abdala

Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado em Sociologia concluídos na Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia atuando nos mestrados em História e Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Alimentação e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos temas: hábitos alimentares, história da alimentação, formas de sociabilidade, cultura popular, identidade regional e de gênero. É membro do Conselho Editorial do Caderno Espaço Feminino e autora do livro Receita de Mineiridade, assim como de outros livros, capítulos de livros e artigos sobre hábitos alimentares e formas de sociabilidade em publicações nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa Comida, Cultura e Sociedade, registrado na base Lattes.

Claudio OliverClaudio Oliver

Coordenador da Estação Experimental Casa da Videira/ Palmeira- PR. Membro do convívium Slow Food Colônia Cecilia – PR. Membro do Grupo de Pesquisa em Suínos Crioulos – Departamento de Zootecnia – UFPR. Responsável pelo projeto de reintrodução de Suínos tradicionais da Raça Moura – Unidade Palmeira – PR. Mestre em Educação – PUC-PR. Zootecnia – UFPR. MBA – Controladoria Estratégica e Planejamento – UTP-PR. Trabalhos publicados sobre os temas de Pecuária Urbana, Pecuária regenerativa, Qualidade Ambiental, manejo de pequenos ruminantes, Meio ambiente e sustentabilidade em revistas nacionais e estrangeiras. Capítulos em Livros: “Are we responsible for the Enviroment”, “Food and Table”, Economic conspiracy Experiência Internacional: Grupo de Pesquisa sobre Inovação e Sustentabilidade Universidade Aalborg- Dinamarca. Palestras e conferencista em temas relacionados a produção de alimentos e comida relacional – Universidade Princeton,EUA. Tabor Seminar, Marburg, Alemanha. Tearfund, Londres, R.U., Lausanne International Forum for Environment, Jamaica. Creation Care Conference, Tailândia. Rio +20, Mesa redonda e palestra sobre “agricultura Urbana e Meio Ambiente”.

Veridiana de RossoVeridiana de Rosso

Professora Associada Livre-Docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Bolsista de Produtividade 2 do CNPq comitê Saúde Coletiva e Nutrição; Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas; Formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande; Linha de Pesquisa: Compostos fitoquímicos de interesse para a saúde humana e composição nutricional de alimentos da biodiversidade nativa.

Adriana SiqueiraAdriana Siqueira

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992), mestrado em Ciência da Nutrição (1998) pela Faculdade de Engenharia de Alimentos FEA-UNICAMP e doutorado em Alimentos e Nutrição (2009) pela Faculdade de Engenharia de Alimentos FEA-UNICAMP. Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará – UFC e Coordenadora do Grupo de Pesquisa BFN-Ceará. Desenvolve pesquisas nas áreas de biodiversidade, nutrição funcional, segurança alimentar, planejamento e consumo alimentar, gastronomia, dietoterápica, nutrição esportiva e ciência e tecnologia de alimentos.

Ciça RoxoCiça Roxo

Professora das cadeiras de Cozinha Regional Brasileira e História da Gastronomia do Centro Universitário IBMR Laureate International Universities. Especialista em Gestão de Restaurantes pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Graduada em Hotelaria e Turismo pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Chef de Cozinha e Sócia da Empresa de consultoria gastronômica Aguce Gastronomia – Rio de Janeiro. Apresentadora da Série de TV, documentário, “À Moda da Casa” – 2015. Ecochef integrante do Instituto Maniva Voluntária do AFS Intercultura Brasil, Comitê Rio de Janeiro, Equipe de Recebimento e Relacionamento com Escolas.

Eco Chef Martha TatiniEco Chef Martha Tatini

Martha Tatini é Eco Chef de Gastronomia Orgânica Vegana e Professora Mestre em Educação com ênfase Alimentar e Ambiental. Doutoranda em Pesquisa de Alimentos Orgânicos – na Ecologia Aplicada. É especializada em gastronomia funcional, vegana, ayurvédica e orgânica. Proprietária e idealizadora do conceito vegano gourmet do Taioba Nativa Gastronomia Orgânica e Taioba Gourmet Pizzaria & Bistrô (pizzaria veggie orgânica) empresas especializadas em alimentos e eventos sustentáveis, palestras, atendimentos a empresas e individuais de cardápios equilibrados veganos e orgânicos (chef em domicilio). Coaching em alimentação sustentável promovendo varias palestras e workshops em qualidade de vida e alimentação ecológica. Atua nas áreas de ECOLOGIA, ALIMENTAÇÃO ORGANICA e GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL há mais de 28 anos com vivência internacional Nigéria, Índia, Europa, EUA, Canadá. Na docência do ensino superior há mais de 18 anos já trabalhou em grandes instituições de ensino FAMESP, UNICSUL, UNIP, UNISAL, ANHANGUERA, USF, CEUNSP e SENAC entre outras nos cursos de Meio Ambiente, Gastronomia, Hotelaria e Turismo com muitos artigos publicados. Membro do Slow Food, AAO- Associação de Agricultura Orgânica, SVB- sociedade vegetariana brasileira.

Bruno Moreira LeiteBruno Moreira Leite

Bruno Moreira-Leite é formado em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, possui também especialização em Cozinha Francesa pela Alain Ducasse Formation. Além de trabalhar em vários estabelecimentos, foi proprietário de restaurante por dois anos e meio. Atualmente é mestrando em Ciências Gastronômicas pela Universidade Nova de Lisboa. Sua área de pesquisa engloba temas diversos como gastronomia molecular, algas marinhas na alimentação e cozinha luso-brasileira.

Dra. Paulina MataPatrícia de Gomensoro

Patrícia de Gomensoro graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa em Antropologia da Alimentação. Também cursou “Principles of Gastronomy”, na Universidade de Adelaide / Fondation Le Cordon Bleu (Austrália). Trabalha na área da Gastronomia desde 2001. Atuou como professora de Antropologia e História da Alimentação na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul/ICIF (Flores da Cunha), no Centro Universitário IBMR / Laureate International Universities (Rio de Janeiro) e na Unisinos (São Leopoldo). Trabalhou, ainda, como especialista em Gastronomia no SENAC Rio, desenvolvendo cursos e materiais didáticos. Em 2016, lança o livro “Pequeno Dicionário de Gastronomia” (Editora SENAC Rio, no prelo), escrito em coautoria com Maria Lucia Gomensoro.

Maria do Socorro Rocha BastosMaria do Socorro Rocha Bastos

Engenheira de Alimentos – Formada pela UFC; Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos – UFV – MG; Pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical; Projetos na área de queijos artesanais e embalagens de alimentos.

Bruno CabralBruno Cabral

Formado em gastronomia pela escola de restauração e hotelaria de Barcelona, Espanha; Especialização em produção de queijos pela IRTA, Barcelona, Espanha; Proprietário e idealizador da loja especializada em queijos nacionais e artesanais Mercearia Mestre Queijeiro; Co-Autor livro Queijos Brasileiros a Mesa com Vinho Cachaça e Cerveja. Ed Senac. 2014; Jurado Supremo no World Cheese Awards. Inglaterra; Jurado em concursos de Queijo Minas (Araxá e Estadual).

Valdely Ferreira Kinupp,Valdely Ferreira Kinupp

Doutor em Fitotecnia-Horticultura (UFRGS/RS); Mestre em Botânica (INPA/AM); Biólogo (UEL/PR); Autor do livro: Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas. 2014. Ed. Plantarum. 768 p. Coautoria com Harri Lorenzi.

Andréa FalcãoAndréa Falcão

Doutora em Antropologia e Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Mestre em Memória Social pela UNIRIO, com pesquisas na área de memória e patrimônio cultural. Foi Gerente de Museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Como curadora independente esteve à frente do projeto de criação e implementação do Museu da Gastronomia em São Luís do Maranhão, tendo trabalhado também como consultora e pesquisadora para diversas instituições e empresas, entre elas: o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / IPHAN, o Museu Casa do Pontal, o Projeto Portinari e a Fundação Roberto Marinho. Atualmente, é consultora da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça responsável pelo desenvolvimento do plano museológico do Memorial da Cidadania e Direitos Humanos. Atua profissionalmente principalmente sobre os seguintes temas: museus, memória, patrimônio, patrimônio imaterial e cultura popular.

Ana Luíza TrajanoAna Luíza Trajano

Herança das avós cearense e mineira, a ligação da chef Ana Luzia Trajano com a cozinha e os ingredientes brasileiros vem desde a infância, no interior paulista. Já nessa época, não entendia porque, em ocasiões especiais, a comida brasileira não fazia parte do cardápio. Certa que seu destino estava entre os fogões e as panelas, mesmo já formada em administração de empresas pela FAAP, a chef partiu para a Itália. Lá estudou em importantes instituições culinárias, caso do Istituto per la Promozione delle Cultura Alimentare”, em Milão e do Costigliole d’ Asti, no Piemonte, encerrando o período italiano como aprendiz na cozinha do restaurante Beccofino, em Florença. Hoje, com uma carreira consolidada e um restaurante renomado internacionalmente, a chef pretende continuar sua pesquisa e lançar novos projetos para aprofundar ainda mais seus conhecimentos e ajudar a difundir a cultura brasileira, ao mesmo tempo em que fortalece os produtos nacionais e seus produtores.

Você não pode perder… Santé!

Para mais informações, acesse: http://www.cgca2016.com.br/ ou pelo telefone (85) 3023-1596

Raquel PessoaRaquel Pessoa é Nutricionista de Emagrecimento, Estética e Boa Forma. Também é Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Suplementação Esportiva. Tem Especialização em Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É membro associada na Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-SBCBM.

Facebook: nutricionista raquel pessoa
Instagram: nutricionistaraquelpessoa
Consultório Pátio Dom Luiz, 1200
Torre I – Sala 606
Contatos: (85) 3067.4741 | 98733.1076
Colunista do Portal Sabores

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php