16, maio, 2014

FATECI apresenta o Festival de Comida de Rua

O Portal Sabores foi acompanhar o Festival de Comida de Rua de perto e experimentar suas delícias

 

Evento de Comida de Rua ofertado pelo curso de gastronomia da FATECI reuniu grande multidão de curiosos e famintos pelas delícias típicas brasileiras (Foto: Luizinho Coruja)
Evento de Comida de Rua ofertado pelo curso de gastronomia da FATECI reuniu grande multidão de curiosos e famintos pelas delícias típicas brasileiras (Foto: Luizinho Coruja)

Aroma da pimenta baiana, cheiro do feijão tropeiro mineiro, o gostinho de bauru… Reunir os sabores de Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Bahia em uma dinâmica de comida totalmente feita na rua foi a proposta do mais recente festival da FATECI. O Festival de Comida de Rua ocorreu nos dias 12, 13, 14, 15 e se encerra hoje, dia 16 de maio. A experiência inovadora traz os alunos do curso de gastronomia da faculdade para a labuta de fazer e vender comida nas calçadas, parte do cotidiano diário de centenas de vendedores ambulantes fortalezenses.

O Portal Sabores foi conferir as delícias gastronômicas e os atrativos dessa iniciativa. O professor do curso e gerente do projeto designado, André Jucá, conversou com nossa equipe e nos explicou mais sobre o Festival. Segundo André, o projeto nasceu de reuniões de colegiado e sua execução começou em fevereiro, possibilitando aos estudantes vivenciarem a dinâmica de um negócio propriamente dito. Indagado sobre a escolha do tema, André destacou: “o grande objetivo do tema comida de rua é justamente provar que a comida pode ser saborosa, pode ser barata e ter uma segurança e higiene alimentar, porque hoje em dia a gente não sabe o que come”, ponderou o professor. André também destacou, além do foco na higiene, a preocupação com os ingredientes, respeitando as diferentes tradições gastronômicas dos estados representados.

Baião de dois, paçoca, escondidinho de jirimum e carne do sol da Lambendo os Beiços (Divulgação)
Baião de dois, paçoca, escondidinho de jerimum e carne do sol da Lambendo os Beiços (Foto: Luizinho Coruja)

No stand Cantinho Mineiro, representando Minas Gerais, foram servidos caldo de abóbora, feijão tropeiro, bolo de banana, pão com linguiça e um aromático e cremoso café com leite. No Comida de Rua de SP, muitos sanduíches como cachorro quente, o clássico sanduíche de mortadela, icônico nos mercados paulistas, e o bauru, outra referência da gastronomia de São Paulo. Na barraca Lambendo os Beiços, representando o Ceará, foram ofertados escondidinho de jerimum (o jeito cearense de nomear a abóbora), baião de dois e bolinha de macaxeira.

Na Quiosque Papa Chibé, representante do Pará, o destaque fica por conta dos gostosos doces de mousse de açaí e de cupuaçu, além do arroz de galinha e do bolinho de pirarucu, com ingredientes autenticamente paraenses. Já o nome papa chibé vem da forma com a qual os paraenses denominam seus conterrâneos comilões. Pra fechar, a Barraca Bahia, trazendo típicos pratos como vatapá de camarão e farofa de dendê com banana da terra. Destaque para o saboroso acarajé ofertado, com tempero picante bem equilibrado.

Brownies de castanha do Pará e trufas de cupuaçu do Papa Chibé (Foto: Luizinho Coruja)
Brownies de castanha do Pará e trufas de cupuaçu do Papa Chibé (Foto: Luizinho Coruja)

Suzy Campos, estudante e participante do Cantinho Mineiro, destacou a importância da experiência: “Pra gente foi enriquecedor… Não tínhamos a noção de como era planejar um negócio desde o começo. Nos primeiros dias ficamos meio perdidos”. Apesar das dificuldades, Suzy salientou o sucesso da iniciativa e o prazer de participar dela. Prazer partilhado pelos seus clientes, que tiveram o prazer de comer um autêntico feijão tropeiro com um cafézinho com leite, tudo bem ao ar de Minas Gerais.

Se você não conferiu o Festival, corre que ainda dá tempo! O último dia de evento é hoje, na FATECI, das 18:30 às 21:15.

 

Serviço

Festival de Comida de Rua – FATECI
Rua Barão de Aratanha, 51, Centro (calçada)
Horários: 7:30 às 10:15 e 18:30 às 21:15
Dias 12, 13, 14, 15 e 16 de maio

 

 

 

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php