10, agosto, 2018

Feijoada em Fortaleza: opções para todos os gostos

A feijoada do Restaurante Zena é uma das mais famosas da cidade
A feijoada do Restaurante Zena é uma das mais famosas da cidade (Divulgação)

É preferência no Brasil inteiro, também inclusa a cidade de Fortaleza… Diversas casas servem a feijoada em dias variados, encontrada mais facilmente principalmente no sábado, ou durante o domingo também. Por tratar-se de um prato clássico da nossa cozinha, em alguns locais, a feijoada é acompanhada de um bom samba ou choro. Sem mais delongas, confira as dicas da nossa redação de onde comer a melhor feijoada em Fortaleza.

Bolinhas de carne são outra opção do Restaurante Zena
Bolinhas de carne são outra opção do Restaurante Zena (Divulgação)

Restaurante Zena

Localizado no centro da cidade, a casa tem seus clientes cativos presentes todos os dias, mas no sábado o local fica bastante lotado, repleto de gente ansiosa pela feijoada e pela bola de carne da dona Zena. No restaurante, o prato famoso pode vir acompanhado de farofa, arroz e feijão preto. Para a feijoada, a dica é se atentar à quantidade: a porção para duas pessoas pode servir até mesmo três adultos muito bem. Quanto a bebidas, nossa indicação é ir de cerveja gelada ou de caipirinha, que harmonizam bem com a feijoada.

Atração à parte, a simpática proprietária está sempre pelo salão contando suas histórias: uma delas foi sobre a visita ao programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, justamente para mostrar a sua bola de carne. O restaurante é uma das casas mais tradicionais da cidade, principalmente quando o assunto é feijoada em Fortaleza, dispondo de um público bastante heterogêneo. Alguns fortalezenses mais velhos dizem que, antigamente, o Restaurante Zena recebia artistas e intelectuais da cena cultural da cidade, além de rodas de amigos boêmios variadas, estando sua história cruzada com a da capital.

Endereço: Rua Meton de Alencar, 549 – Centro
Horário: segunda a sexta e domingo, das 7h às 15h, sábado até as 19h
Contato: (85) 3226-3690

Café Passeio, na Praça dos Mártires, conhecida como Passeio Público
Café Passeio, na Praça dos Mártires, conhecida como Passeio Público (Divulgação)

Café Passeio

Feijoada em Fortaleza é tão a cara da cidade que até na Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, local tradicional e histórico, o prato tem vez. A iguaria é servida no Café Passeio, situado nesta arborizada e bela área da cidade pertinho do mar. O restaurante, que só é café no nome, traz no menu especialidades da culinária regional, como moqueca de arraia e, claro, a feijoada, embaladas por apresentações de jazz, chorinho, MPB e blues.

De terça a sexta, o quilo do buffet sai na faixa de R$40. Aos sábados e domingos, quando a feijoada ocupa a bancada, o preço sobe para a faixa de R$50 o quilo. Cerveja e caipirinha completam essa gostosa combinação.

Endereço: Rua Doutor João Moreira, s/nº – Praça do Passeio Público – centro – Fortaleza
De terça a domingo. Feijoada aos sábados e domingos.
Horário de funcionamento: das 9h até 17h
Telefone: 3063-8782

Feijoada vegetariana do Mandir
Feijoada vegetariana do Mandir (Divulgação)

Mandir

Os vegetarianos e veganos têm que tirar um dia para experimentar a deliciosa feijoada vegetariana do Mandir, um sucesso e excelente opção para quem cortou as carnes da dieta. Pra quem não conhece a casa, ela é um restaurante ovolactovegetariano e vegano: receitas coloridas, feitas com saladas, legumes e grãos variados, todos misturados em belos e saudáveis pratos, são o foco deles.

A casa costuma servir três pratos diariamente. Um dos destaques é a polenta brasileirinhacozidinho de flocão de arroz no azeite, com campo minado de mussarela, molho de tomate, ervilhas frescas e ricota açafroada. Outra pedida pode ser a lasanha impreterível, com sêmola e camadas alternadas de molho de tomate, creme, 3 queijos, palmito e azeitonas. Alguns pratos trazem ainda segredos de receitas indianas.

Rua Padre Francisco Pinto, 257 – Benfica.
Telefone: 3023.3563

Feijoada com torresmo do Cantinho do Frango
Feijoada com torresmo do Cantinho do Frango (Divulgação)

Cantinho do Frango

O local é sucesso no almoço quando a pedida é feijoada, que é servida a partir de quinta-feira. Muitos clientes vão em busca também do frango desossado da casa, mas a panelada, a linguiça com alcaparras, a tulipa de frango e a costelinha suína desossada agradam igualmente. Para acompanhar, as dicas são o baião africano ou o feijão preto.

Desde o ano passado, o restaurante aumentou de tamanho com espaço montado para a criançada não achar o tédio nas conversas adultas. Além da cerveja geladíssima, a casa tem uma carta de cachaça com mais de 100 rótulos.

Cantinho do Frango
Rua Torres Câmara, 71, Aldeota
Telefone: (85) 3224.6112

Cantinho do Frango Sul
Rua Engenheiro Antônio Ferreira Antero, 408 – Parque Manibura
Telefone: (85) 3182.2596

Funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 16h; sextas e sábados até as 22h30; domingos, das 9h até as 19h.

Feijoada do Renascença
Feijoada do Renascença vem bem recheada e com um bom toque defumado (Divulgação)

Restaurante Renascença

Do cardápio, segundo o chef Eduardo Mello, destacam-se a maminha argentina grelhada, servida diariamente, o clássico filé mignon ao Poivre, o exclusivo purê de banana da terra e as variadas receitas com filé de peixe. Falando do nosso assunto principal, a feijoada, a delícia da casa sai às sextas sábados e é muito apreciada pela clientela. Outra dica bacana é conferir os pratos variados com caranguejo, servidos às quintas de acordo com o costume cearense: dentre estes, destaca-se a carne de caranguejo ao molho de coco.

Rua Tertuliano Potiguara, 570
Telefone: (85) 3879.3938
Horário: de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30.
Conta com estacionamento gratuito por uma hora, como cortesia, de segunda a sexta, das 11h30 às 15h.
Instagram: @restauranterenascenca

 

Colunistas

Ver tudo
20 de outubro de 2018

Conheça o projeto Chef em Casa

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

31 de julho de 2018

Café Patriota anuncia evento gastronômico Banquete da Corte

Autor: Raquel Pessoa

28 de junho de 2018

Onde encontrar gelato vegano em Fortaleza?

Autor: Raquel Pessoa

css.php