26, fevereiro, 2014

Festival de Literatura e Gastronomia de Guaramiranga

O Festival Saberes & Sabores acontece de 27 de fevereiro a 3 de março na serra

Ana Miranda (Raymundo Neto)
Ana Miranda (Raymundo Neto)

A temporada de Carnaval em Guaramiranga será mais cultural e saborosa do que nunca. Destino turístico já famoso em todo o país por conta do tradicional Festival Jazz & Blues, que sedia nessa época do ano desde 2000, a cidade serrana acolhe este ano, no mesmo período, um dos eventos mais prazerosos para quem tem sede de saberes e fome de sabores. É o Saberes & Sabores – Festival de Literatura e Gastronomia.

O Saberes & Sabores se difere de outros eventos no Ceará, por apresentar uma programação toda especial voltada para a cultura popular. Os princípios que regem o Festival primam pelo desenvolvimento sustentável da região, através da valorização do que melhor pode-se extrair dela, sem agredir nem alterar seu percurso. Arte, natureza e negócios integrados em harmonia e em prol da comunidade.

Saberes & Sabores – 4ª edição

Flávio Paiva (Raíssa Veloso)
Flávio Paiva (Raíssa Veloso)

Em sua quarta edição, o Saberes & Sabores acontece de 27 de fevereiro a 3 de março, em parceria com o Festival Jazz & Blues, que será de 1º a 4 de março, levando aos amantes da boa música o prazer da boa literatura e a delícia da boa gastronomia, proporcionando ao público que foge das folias tradicionais, uma programação diversificada durante o dia, com oficinas, bate-papos com escritores cearenses e lançamentos de livros, contação de histórias e espetáculos para crianças, cortejos e shows musicais. A programação acontecerá no Hotel Escola de Guaramiranga (oficinas e bate-papos), na Cidade Jazz & Blues (shows e espetáculo infantil) e haverá também atividades para alunos e professores na Escola Municipal Prof. Júlio Holanda e no Restaurante Basílico.

Na área de literatura e música, participam do Saberes & Sabores este ano: Ana Miranda, Flávio Paiva, Oswald Barroso e Arlene Holanda em bate-papos, palestras e lançamentos de livros; Marcos Lessa, Big Band Unifor e Camerata do IFCE em apresentações musicais; Marcelino Câmara, com o espetáculo infantil “Amanhã é Domingo”; e Geraldo Amâncio e a dupla de violeiros Moacir Laurentino e Zé Eufrásio em aula de cantoria.

A Gastronomia estará presente em 06 oficinas práticas, com duração de duas horas/aula cada, onde serão compartilhadas com os participantes três receitas distintas de pratos regionais típicos da culinária regional. Serão realizadas em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), que fortaleceu esta edição do evento, ministrando e certificando as oficinas. Voltadas a moradores de Guaramiranga e visitantes, as oficinas de gastronomia acontecerão no Hotel Escola de Guaramiranga, de 1º a 3 de março, às 10h e às 14h. O acesso é gratuito e a capacidade é de 20 participantes por oficina.

O 4° Saberes & Sabores – Festival de Literatura e Gastronomia é uma realização do Grupo Serra da Paixão, numa coprodução da Via de Comunicação e Cultura. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura / Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Coelce e Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Parcerias: Festival Jazz & Blues, Hotel Escola de Guaramiranga/IFCE e Armazém da Cultura.

SERVIÇO
SABERES & SABORES – FESTIVAL DE LITERATURA E GASTRONOMIA
De 27 de fevereiro a 3 de março de 2014 em Guaramiranga – Ceará.
Informações: (85) 8902.8889. GRATUITO.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php