12, setembro, 2018

Festival do Camarão de Porto Belo acontece em outubro

Risoto de camarão
Festival do Camarão de Porto Belo ofertará uma receita especial de risoto de camarão e outros mariscos para seu público (Divulgação)

Na beira do mar de Porto Belo, em Santa Catarina, ocorrerá a quinta edição do Festival do Camarão, que deverá reunir cerca de 40 mil pessoas nos quatro dias de programação (entre 11 e 14 de outubro). Gente suficiente para se deliciar com a gigantesca receita de risoto de camarão, que levará 400 quilos de camarão, 100 quilos de lula, outros 100 quilos de marisco e 300 quilos de arroz. Toda a produção será feita pelos integrantes do Rancho Turucutuco, grupo de 20 homens de diferentes profissões cujo hobby é estar à frente das panelas. Comerciantes, empresários, construtores e autônomos que se encontram às quintas-feiras à noite para celebrar a amizade.

O Rancho do Turucutuco realiza ações beneficentes, como campanha do agasalho e até dão uma de Papai Noel no Natal, além disso, todos possuem uma forte ligação com a cidade de Porto Belo e carregam a tradição dos colonizadores, principalmente quando o assunto é gastronomia.

Festival do Camarão de Porto BeloOs cozinheiros já estão ansiosos e até fizeram alguns ensaios de como preparar o risoto no próprio Rancho. “Não vamos decepcionar nossa comunidade e visitantes, todos vão experimentar o maior e melhor risoto de camarão de todos os tempos.” afirma Pablo Lourival Nunes, integrante do grupo.

Haverá também outras barracas e shows para os que aguardam o 5º Festival do Camarão de Porto Belo.

Receita Risoto de Camarão/ Rancho do Turucutuco – Festival do Camarão

Ingredientes:
200g de camarão
150g de lula
150g de marisco
4 xícaras de arroz
1 cebola média picada
1 tomate médio picado
2 dentes de alho
½ pimentão amarelo e verde
Salsa e cebolinha verde a gosto
1 colher de colorau
½ xícara de azeite
1 colher de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite. Quando estiver quente, acrescente a cebola, o pimentão, o alho e o tomate. Após refogar os temperos, adicione água quente, colorau e sal a gosto. Espere ferver e acrescente a lula, o marisco, o camarão e o arroz, nessa ordem. Deixe cozinhar até que esteja pronto e acrescente manteiga para dar a cremosidade. Por último, salpique a cebolinha verde e a salsa. Todos os passos, sempre mexendo bem, para que os ingredientes não grudem no fundo. A receita serve em média quatro pessoas.

Serviço
5º Festival do Camarão de Porto Belo
De 11 a 14 de outubro.
Praça da Bandeira Prefeito Mário José Serpa, Av. Governador Celso Ramos, Centro, Porto Belo (SC)
Ingressos: entrada gratuita (inclusive para os shows)

Colunistas

Ver tudo
23 de outubro de 2018

Fortaleza recebe quarta edição do Festival Fartura

Autor: Raquel Pessoa

20 de outubro de 2018

Conheça o projeto Chef em Casa

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

31 de julho de 2018

Café Patriota anuncia evento gastronômico Banquete da Corte

Autor: Raquel Pessoa

css.php