13, novembro, 2014

Festival Internacional de Camarão da Costa Negra começa amanhã

Acaraú espera receber 12 mil pessoas para o VI Festival Internacional de Camarão

Camarão Castelo, uma das delícias que aguardam os visitantes do VI Festival Internacional de Camarão da Costa Negra
Camarão Castelo, uma das delícias que aguardam os visitantes do VI Festival Internacional de Camarão da Costa Negra

A cidade de Acaraú receberá a sexta edição do Festival Internacional de Camarão da Costa Negra, na sexta e sábado desta semana, dias 14 e 15 de novembro. A Fazenda Cacimbas foi o local escolhido para receber visitantes, cearenses ou não, para o tradicional evento que visa valorizar a qualidade do camarão local. O objetivo do encontro, idealizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, é fomentar uma das principais espécies de camarão do mundo, o camarão da região da Costa Negra (composto pelo Vale do Acaraú, que engloba municípios como Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Itarema) além de divulgar a culinária e talento de chefs do Ceará.

Para os fãs de camarão e frutos do mar, a oportunidade é um verdadeiro deleite aos sentidos, especialmente ao paladar e olfato. São diversos pratos inventivos e cinco renomados chefs de restaurantes cearenses que se encontram para disputar o título de melhor prato do Festival, com julgamentos a cada noite. A expectativa da organização é de um público com 12 mil visitantes. Vale ressaltar que em 2013 foram 10 mil participantes. Para participar, basta a doação de dois quilos de alimentos. A abertura acontece amanhã, sexta-feira (14/11), às 10 horas.

Uma ideia interessante dessa edição é ter reunido os cinco chefs vencedores de cada edição anterior para disputar o sexto concurso de chefs. São eles José Faustino, campeão de 2009; Eduardo Sissi, de 2010; Lilliane Perreira, de 2011; Luciano Ferreira, de 2012; e Cícero Disney, vencedor de 2013. O chefe vencedor será premiado com o Troféu Camarão de Ouro.

Novidades na programação

Além de gastronomia acertada, outra dica bacana é a boa música ofertada para os visitantes. No dia 14, acontece a abertura oficial, às 10 horas, ocasião na qual serão homenageadas personalidades importantes para o setor e região. À noite, após a disputa dos chefs, acontecem os shows com Odair José, Fernando Mendes e Chambinho do Acordeon. Já no sábado (15), a noite será comandada por Daniel Boaventura, a banda Dona Zefa, a dupla Ítalo e Renno e o cantor Matheus Fernandes.

Além disso, serão realizados dois eventos paralelos: VI Workshop Gastronômico e VI Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL) da Carcinicultura do Litoral Oeste. O Workshop Gastronômico ocorre nos dois dias, 14 e 15, a partir das 16 horas. Neste ano participarão Alex Floyd, Benon Chamilian, Jorge Monti, Bernard Twardy, Fernando Barroso, Ivan Prado.

Confira a programação completa abaixo.

Programação

DATA HORA ATIVIDADE
14/10 10 horas Solenidade de abertura na Escola Marta Maria Giffoni
14/10 11 horas Palestras
14/10 17 às 19 horas Workshop Gastronômico na Fazenda Cacimbas
14/10 19 horas Missa na Fazenda Cacimbas
14/10 21 horas Festival Solenidade de abertura na Escola Marta Maria Giffoni Gastronômico na Fazenda Cacimbas
14/10 22 horas Show com Odair José, Fernando Mendes e Chambinho do Acordeon
15/10 8h30 Palestras
15/10 17 às 19 horas Workshop Gastronômico na Fazenda Cacimbas
15/10 21 horas Festival Gastronômico na Fazenda Cacimbas
15/10 22 horas Show com Daniel Boaventura, a banda Dona Zefa e a dupla Ítalo e Renno

Serviço

VI Festival Internacional do Camarão
Dias: 14 e 15 de novembro de 2014
Local: Fazenda Cacimbas, cidade de Acaraú
Entrada: dois quilos de alimentos

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php