23, dezembro, 2013

Fim de semana no litoral norte da Bahia.

Nas minhas andanças gastronômicas, indico sempre os lugares de que gosto. Passei um fim de semana com a minha família, irmãs e cunhados, no litoral norte baiano, em Guarajuba, Praia do Forte e Imbassaí.

E foi a partir dos lugares que visitei que resolvi indicar um programa para praia e outro para a noite. Vou começar com a praia. Aqui, recomendo a Barraca Porto da Jangada em Imbassaí.

Foto01

Vocês vão ver que lugar incrível! Na Bahia acontece muito isso, um lugar vira moda, a praia enche, e surge logo outra, tão linda quanto. Foi assim com Porto Seguro, então apareceu Trancoso, depois Morro de São Paulo, em seguida surgiu Boi Peba, Praia do Forte… Agora Imbassaí é a bola da vez.

Foto02

Ai fui explorar o lugar, subi dunas, desci dunas e cheguei em um  espécie de paraíso, uma barraca sem vizinhos, isolada, só com o marzão na frente. Chama-se Porto da Jangada. Os donos, em um casamento perfeito: uma gringa boa de cozinha com um pescador baiano, só podia sair isso.

Foto03

Agulhinha frita, nossa! há quanto tempo! Só comam agulhinha em barraca de praia na Bahia, é tão crocante e com um ponto de fritura de fazer inveja a qualquer chef.

Foto04

Cavala pescada na hora, com banana, manga, abacaxi assados na brasa.

Faltou a lagosta, que ele, o pescador, mergulhando no mar em frente, traz ainda viva.
Ficou para a próxima visita.

Os felizes proprietários, Zé Mar (olha o nome dele), sua mulher, a gringa Trudy, e o nosso grande vereador e um apaixonado pelo turismo e gastronomia, Alexandre.

Foto05

Recomendo aos amigos, vale a pena uma passada em Imbassaí. É bom demais!
Esse foi o meu programa de dia. Na próxima coluna indicarei um programa para a noite.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php