12, fevereiro, 2014

Formas de se combinar frutas na estação

Frutas são um componente saudável, e bem combinadas rendem pratos excepcionais

Salada de Frutas Cremosa (M de Mulher/Ozmurd Alves)
Salada de Frutas Cremosa (M de Mulher/Ozmurd Alves)

Uma alimentação bem balanceada tem como obrigação incluir a ingestão de frutas. Essas maravilhas da natureza são responsáveis pelo bom funcionamento do corpo através de diversos complexos vitamínicos e outras substâncias. Além disso, as frutas podem ser combinadas em receitas diferenciadas, resultando principalmente em excelentes pratos doces e sobremesas. Embora alguns sejam mais calóricos que outros, a ideia é que não podemos deixar de consumir frutas de forma alguma.

Pensando nisso, o Portal Sabores te indica algumas receitas diferenciadas com frutas, além de indicar os benefícios das principais frutas dos pratos a seguir. Monte esse coloridos e gostosos pratos e se delicie nas tardes dessa semana!

Pavê de Cereais e Frutas (Uol Comer e Beber)
Pavê de Cereais e Frutas (Uol Comer e Beber)

Pavê de Cereais e Frutas

Ingredientes
2 xícara(s) de chá de leite em pó integral
1 xícara(s) de chá de açúcar
2 colher(es) de sopa de manteiga
3/4 xícara(s) de chá de água fervente
1 e 1/4 xícara(s) de chá de suco de maracujá concentrado
4 xícara(s) de chá de cereal matinal
1 xícara(s) de chá de uvas Crimson cortadas ao meio
3/4 xícara(s) de chá de manga em cubos
1 xícara(s) de chá de morangos picados

Modo de preparo

Com um batedor de arame, bata o leite em pó integral, o açúcar, a manteiga e a água fervente até obter um creme homogêneo e espesso. Reserve até esfriar.

Sem bater, misture com o suco de maracujá e leve à geladeira. Utilize gelado. Para montar, use copos. Alterne camadas de creme, cereal matinal e frutas, finalizando com o creme. Decore a gosto e sirva em seguida.

Salada de Frutas Cremosa (M de Mulher/Ozmurd Alves)
Salada de Frutas Cremosa (M de Mulher/Ozmurd Alves)

Salada de Frutas Cremosa

Ingredientes
1 embalagem de nata (390 g)
1 lata de leite condensado
Frutas picadas a gosto

Modo de preparo

Na batedeira, bata a nata até formar um creme. Continue batendo e acrescente o leite condensado, aos poucos, até formar um creme homogêneo. Em taças individuais, intercale camadas de creme e de frutas. Leve para gelar.

Banana com Chocolate (M de Mulher)
Banana com Chocolate (M de Mulher)

Banana com Chocolate

Ingredientes
6 bananas nanicas maduras
250g de chocolate ao leite picado
Chocolate granulado a gosto

Modo de preparo

Deixe as bananas com casca no freezer durante 3 horas no mínimo. Derreta o chocolate em banho maria. Deixe esfriar e coloque em copo alto. Retire as bananas do freezer, tire as cascas e corte-as ao meio. Espete palitos de sorvete, banhe-as no chocolate e seguida cubra com chocolate granulado. Coloque-as em um prato e leve a geladeira até firmar. Sirva em seguida.

Dica: As bananas devem ser consumidas no mesmo dia de preparo.

AS FRUTAS

Morango: Diminui a fome, pois graças às fibras, ele aumenta a sensação de saciedade, impedindo que você coma mais do que deveria durante as refeições. E ele não engorda!

O morango também controla o colesterol, afinal, quanto mais fibras um alimento tem, maior a capacidade de absorver o colesterol do sangue e eliminá-lo pelas fezes. Ele também evita as rugas! Pois é dotado de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres.

Além disso, reduz o inchaço, equilibrando o nível de sódio que retém líquidos, combate à gordura, graças à vitamina C, que previne a obesidade e auxilia na formação de colágeno, dando firmeza à pele.  Ele também diminui a barriga e regula o intestino.

(Dicas da Linea)

Manga: A manga é uma fruta rica em antioxidantes. A manga ajuda a prevenir o cancro ou câncer do cólon e de próstata. Também ajuda a prevenir a leucemia.
A manga também é rica em vitamina A, nutriente essencial para a saúde dos olhos, ajudando na manutenção da visão.
Já sua riqueza em cobre atua na produção das células vermelhas do sangue.
Por fim, a a manga possui nutrientes responsáveis por alcalinizar todo o organismo. Tais nutrientes também combatem a acidez no estômago.

(Dica do Dieta Alimentar)

Banana: Rica em fibras, é grande aliada na regulação do fluxo intestinal. Contém três açúcares naturais: frutose, sacarose e glicose. E abastece nossos estoques de energia. É também rica em magnésio, se torna eficaz para o corpo humano em vários processos biológicos, incluindo a contração muscular. O magnésio é um importante mineral que evita as famosas cãibras musculares.
Por conter vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 E B12), se torna um alimento importante para sistema nervoso. Além de minerais, contém ferro, auxiliando pacientes em casos de anemia.
Ajuda na digestão, por sua composição nutricional, além de saciar a fome. Possui um aminoácido chamado triptofano que é precursor da serotonina, que está relacionada à regulação dos processos bioquímicos de humor e sono. Mantém os níveis de açúcar elevado, eliminando o cansaço físico e mental.

(Dica do Barra de Cereal)

Maracujá: Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. “O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio”, enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. “Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel”, acrescenta a nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo.

(Dica do M de Mulher)

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

7 de maio de 2019

Ambev traz chopp Stella Artois a Fortaleza

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php