15, setembro, 2016

Fortaleza receberá II Congresso Internacional de Gastronomia

II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos será realizado pela UFC neste mês (Foto: Ilustração)
II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos será realizado pela UFC neste mês (Foto: Ilustração)

Fortaleza receberá, entre os dias 21 a 23 de setembro, no Hotel Oasis Atlântico, o II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. O evento é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem como tema “a cultura alimentar – da tradição à inovação”.

Para a ocasião, o congresso reunirá palestrantes de referência do Brasil e de outros países, além de professores, pesquisadores e estudantes, que possuem ligação com o setor de gastronomia e áreas afins para uma troca de experiências sobre a caracterização de alimentos nativos e típicos, o desenvolvimento de diferentes aplicações desses insumos, investigação da tecnologia tradicional, novos métodos e técnicas de preparo culinário, com o objetivo de melhorar a qualidade dos alimentos, promover o conhecimento e o registro da cultura gastronômica regional do nosso país, principalmente no que se refere aos alimentos tradicionais.

Outro destaque serão as oficinas de alimentos sobre harmonização de vinhos, receitas com cajus, camarões e lagostas, queijos nordestinos e o uso de insumos cearenses em preparações clássicas do Brasil na confeitaria contemporânea com a participação de chefs de todo do Brasil. Um dos destaques é a presença da empresária e pesquisadora na área de gastronomia regional, Ana Luiza Trajano, chef que se destaca na gastronomia nacional também como pesquisadora.

As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.cgca2016.com.br/. Podem participar profissionais de áreas abrangendo os setores de gastronomia, nutrição, economia doméstica, química, agricultura, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, sociologia, história, turismo, agronomia e medicina veterinária.

O congresso vai promover também um fórum sobre os cursos de Gastronomia do Brasil. Professores e especialistas vão debater diversos temas como a padronização do currículo e a criação do curso de mestrado no país.

II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de AlimentosConvidados

Entre os palestrantes convidados do Congresso estão Ana Luiza Trajano, Gisela Abrantes, Sophie Deram, Mariana Koppmann, Marcelo Scofano e Bruno Cabral. Com uma carreira consolidada e um restaurante renomado internacionalmente, a chef Ana Luiza Trajano vem ajudando a difundir a cultura brasileira, ao mesmo tempo em que fortalece os produtos nacionais e seus produtores. Já a chef Gisela Abrantes, nos últimos 12 anos, tem se dedicado intensamente à pesquisa, treinamento e consultoria no campo da gastronomia. Foi premiada em 2014 no concurso “Gastronomia Orgânica e Funcional”.

Sophie Deram, nutricionista franco-brasileira, é autora do best-seller “O Peso das Dietas”, no qual denuncia os efeitos das dietas no apetite e no peso. Sophie defende a importância do prazer de comer no equilíbrio da saúde. Já Mariana Koppmann, bioquímica, é fundadora e presidente, desde 2004, da Associação Argentina de Gastronomia Molecular.

Marcelo Scofano, azeitólogo, formado como degustador profissional, foi colaborador gastronômico do livro “Um fio de azeite”, publicado pela Casa da Palavra e Editora SENAC. Bruno Cabral, formado em gastronomia em Barcelona, com especialização em produção de queijos, é coautor do livro “Queijos Brasileiros a Mesa com Vinho, Cachaça e Cerveja” e jurado supremo no World Cheese Awards.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php