26, março, 2014

Fortaleza sedia Curso de Sommelier Internacional

Curso é dividido em três níveis e permite formação de Sommelier Internacional

Curso-de-vinhoA Federação Italiana de Sommelier Albergatori e Ristoratori (Fisar), em parceria com a Fanor, lança em breve o Curso de Sommelier Internacional, em Fortaleza. Trata-se de um curso dividido em três níveis, complementares e sucessivos, que permitirão ao aluno alcançar a formação de Sommelier Internacional. O percurso didático do primeiro nível inclui 24 horas de aulas teórico/praticas, onde serão estudadas análise sensorial, viticultura, iniciação à enologia, legislação e serviço do vinho, tudo isso acompanhado de degustações dirigidas.

O curso vai acontecer aos sábados, nas datas 12/04, 26/04 e 10/05, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. As aulas serão ministradas pelo Sommelier Profissional, Marco Ferrari, representante da Fisar no Norte e Nordeste do Brasil. O aluno enfrentará um exame final e receberá, em caso de êxito positivo, o certificado de conclusão 1º nível, com o qual poderá se inscrever ao 2º nível, a ser lançado a seguir; vale lembrar que somente poderá ter acesso ao 2º nível quem terminar o 1º, e ao 3º e último nível quem tiver cursado e for aprovado no exame final do 2º nível.

O percurso didático completo contará com 84 horas/aulas, nas quais o aluno estudará todos os aspectos ligados ao vinho e da competência do sommelier, como as técnicas corretas de degustação, a harmonização com os alimentos, o serviço, a conservação, os mais importantes tipos de vinhos do mundo etc. O exame final para se tornar Sommelier Internacional contará com a presença do Presidente da Fisar Internacional, o sommelier italiano e professor, Roberto Rabachino, que virá à Fortaleza especialmente para ocasião.

As aulas serão ministradas nas dependências do Curso de Gastronomia da Fanor, no Campus Dunas. O valor é de R$ 987,00, e as inscrições serão feitas através do site da Fanor.

Deve-se frisar que este é o primeiro curso de sommelier inteiramente desenvolvido e estruturado na cidade de Fortaleza, pensado e adaptado à realidade do mercado local; já no passado Fortaleza sediou cursos de sommelier, mas todos aconteceram de forma esporádica, por conta de entidades sediadas em outros estados com aulas ministradas por professores que vinham de fora; desta vez o curso foi desenvolvido aqui, por entidades sediadas aqui e será ministrado por Marco Ferrari, que trabalha há vários anos em Fortaleza. “Este curso veio para ficar e espero possa contribuir para alavancar a cultura do vinho nesta capital, beneficiando profissionais e apaixonados de toda classe”, comenta Ferrari.

Colunistas

Ver tudo
21 de fevereiro de 2019

Oficina de brigadeiro

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

12 de fevereiro de 2019

Casa de chás Le Thé 103 chega a Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

18 de janeiro de 2019

Você sabe o que são smoothies funcionais?

Autor: Raquel Pessoa

css.php