13, agosto, 2013

Grãos de café são usados para criar bebida alcoólica

O álcool de café foi criado em laboratório após os cientistas tostarem e moerem grãos de café e aquecê-los com água por 45 minutos a uma temperatura de 162ºC

Grãos de café são usados para criar bebida alcoólica
Grãos de café são usados para criar bebida alcoólica

Um grupo de pesquisadores portugueses da Universidade do Minho conseguiu produzir uma nova bebida alcoólica a partir de grãos de café usados.

O estudo, publicado este mês na revista científica “LWT – Food Science and Technology”, mostra que a nova bebida tem um teor alcoólico de 40%, o que a coloca no mesmo nível da vodca e de alguns tipos de cachaça.

O álcool de café foi criado em laboratório após os cientistas tostarem e moerem grãos de café e aquecê-los com água por 45 minutos a uma temperatura de 162ºC. Em seguida, a água foi coada e foram adicionados açúcar e levedura de cerveja para promover a fermentação.

A bebida resultante foi testada por oito pessoas, que foram capazes de identificar o cheiro de café mesmo sem saber qual era a matéria-prima do produto. Agora, os pesquisadores planejam deixar a bebida mais tempo em fermentação para verificar possíveis alterações no sabor, descrito como “amargo e pungente”.

Apesar das pesquisas avançadas, não existe previsão de quando o álcool de café vai chegar ao mercado.

Com informações do Uol

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php