29, julho, 2015

Guia dos melhores restaurantes de Fortaleza

Bife de Tira do Cabaña del Primo
Bife de Tira do Cabaña del Primo

Chegou na cidade e não sabe para onde ir? É fortalezense “de raiz” e quer redescobrir a gastronomia da própria cidade? Uma dica bacana é se basear pelo TripAdvisor, rede que elenca as melhores atrações turísticas de um local por base nas notas de seus usuários. A rede possui fácil acesso e milhões de comentários e votos para diversas localidades do planeta. Pensando nisso, a gente resolveu organizar um guia com os melhores restaurantes de Fortaleza, ou seja, os mais votados e prestigiados. Abaixo estão alguns entre os dez primeiros colocados. De diversas categorias, com certeza você vai encontrar o tipo de comida que procura aqui.

Cabaña del Primo

O Cabaña del Primo é um restaurante especializado em carnes com cortes especiais, preparadas na parilla, tradicional estilo argentino e uruguaio de assar carnes. O nome Primo surgiu no contexto de intimidade, de cortesia, de aconchego, de saber que a casa é de todos, que a pessoa pode ir com a esposa, o namorado, os pais, os amigos, pois lá sempre será bem recebido e se sentirá confortável como na casa de um parente querido. Dessa forma, tudo foi pensado e concebido em detalhes para transmitir essa atmosfera de conforto. Desde o treinamento da equipe à música ambiente escolhida cuidadosamente em uma sequência de 30 horas de canções em ritmos como tango, jazz, new flamengo e cubano, passando pela iluminação e pela disposição das mesas.

O menu é bastante variado, com cortes de carnes especiais e criativas guarnições, entradas, saladas, pratos à base de aves, peixes e camarão. Entre os destaques nos cortes de carnes estão o Bife de Tira, o Prime Rib, o Bife de Chorizo, o Bife del Primo e o T-Bone. O cardápio ainda disponibiliza o Steak de Cordeiro, o Super Bife de Tira e o Coração de Picanha.

Cabaña del Primo
Rua Maria Tomásia, 503, Aldeota – Jardins Open Mall
Funciona todos os dias, das 11h30 às 16h e das 18h a 1h
Telefone: (85) 3244.3691

Cabaña del Primo Shopping RioMar
Rua Prisco Bezerra, 2254, Papicu

Camarões Jangadeiro - delícias do Coco Bambu
Camarões Jangadeiro – delícias do Coco Bambu (Divulgação)

Coco Bambu

O destaque vai para a Lagosta Coco Bambu: são duas lagostas inteiras grelhadas, acompanhadas de risoto de limão siciliano, batatinhas ao forno e molho de manteiga especial. A lagosta é encontrada durante todo o ano na rede Coco Bambu, já que a casa faz a devida estocagem em grande quantidade para o período de defeso.

Os camarões com crostas de pão de alho acompanhados com risoto de limão siciliano também fazem sucesso entre os clientes. Peixe à dorê, lula à dorêpeixe Jeri e arroz de mariscos também estão no cardápio. Para beber, a sugestão é a caipirinha de morango. Na sobremesa, vale experimentar a torta de banana e a torta de maçã com canela e sorvete de creme.

Avenida Beira-Mar, 3698, Meireles
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3198.6000

Rua República da Armênia, 1150, Água Fria
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3023.7777

Rua Canuto de Aguiar, 1317
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3242.7557

Burgers Meatpacking: tem até hambúrguer de caranguejo!
Burgers Meatpacking: tem até hambúrguer de caranguejo! (Foto: Divulgação)

Meatpacking NY Prime Burger

A casa foi muito bem pensada: depois de uma pesquisa de mercado, duas visitas a São Paulo e mais duas a Nova Iorque, surgiu a sua vindoura decoração, toda voltada para a história do nome do local. Meatpacking é o como se chama um bairro nova-iorquino, o qual era antigamente o grande fornecedor de carne da cidade estadunidense.

O cardápio é uma criação dos sócios, com consultoria de um renomado chef paulista. Além dos clássicos hambúrgueres como cheeseburguer, cheesebacon e o cheddarburguer com cebola caramelizada, há os primes burgers, a especialidade da casa.Tem o Meatpacking Burger, feito com anéis de cebola, picles, hambúrguer, molho gorgonzola e bacon. Escolha certa também é o Blue Cheese com queijo roquefort, hambúrguer e cebola caramelizada. Detalhe importante é que todos os hambúrgueres são padrões com uma carne de 180g, nem menos, nem mais.

A entrada da casa é a fries chili, uma batata frita com chilli caseiro, molho cheddar e sour cream (creme azedo). Todos são preparados na cozinha do Meat, assim como o ketchup.

Rua Coronel Jucá, 700, Aldeota
Funciona de segunda a domingo, das 18h às 23h.
Telefone: (85) 3025.4422

Camarão Vignoli
Camarão Vignoli

Pizza Vignoli

Entre o tipo massa fina, não poderíamos esquecer dessa indicação. Há uma década, a Pizza Vignoli conquista com criatividade e inovação os paladares de Fortaleza e do Brasil com sua massa fina e crocante. A empresa é destaque reconhecido no mercado por sempre apresentar, além do sabor e a qualidade de seus produtos, novidades aos seus clientes.

Especialidade da casa, as suas pizzas gourmet são oferecidas em sabores exclusivos. Parisiense, shimeji e parma ao pesto de azeitonas pretas são alguns dos sabores mais exóticos, com o diferencial da ausência de lactose. A pizza de champignon vem com molho de tomate, parmesão, gorgonzola, champignon em fatias, alho crocante e orégano. Já a de shimeji é preparada com molho de tomate, mussarela, shimeji ao vinho branco, creme especial, alho crocante e orégano. E para quem já gosta da pizza de presunto parma da casa, a parma ao pesto de azeitonas pretas oferece uma nova opção feita com molho de tomate, mussarela, presunto de parma em fatias, pesto de azeitonas pretas e orégano.

Pizza Vignoli
Reservas: (85) 3267.9450 (Vignoli Meireles) / (85) 3247.7071 (Vignoli Sul)
www.pizzavignoli.com

Striploin Black Angus
Striploin Black Angus (Foto: Herbênya Alves)

Santa Grelha

Ambiente arrojado e com ótimo estilo, o Santa Grelha é um dos melhores locais da cidade quando o assunto são cortes de carne. Striploin Black Angus é o contra-filé de um boi cuja raça é originária da Escócia, Aberdeen Angus, que é mais conhecido comercialmente como Black Angus, com carne superior ao zebuíno nacional. Já a Prime-Rib é a parte mais nobre do contrafilé, porém num corte que preserva o osso da costela. A carne junto ao osso e gordura é sempre a mais saborosa e quando assada libera ainda mais sabor além de ter uma boa apresentação no prato do cliente. No restaurante é possível comer entre 650g e 800g para três pessoas.

Kobe beef é considerada por muitos especialistas a mais saborosa e mais cara do mundo. No Santa Grelha, 300g custa cerca de R$140,00. Conferem esse status a ela o grau de marmorização – é extremamente entremeada de gordura, o que lhe dá um paladar muito bom. Tem também uma grande maciez.

Ainda é possível encontrar no cardápio a Picanha Fatiada, T Bone Steak, Bife de Tira, Miolo de Picanha, Bife de Chorizo, Baby Beef, Coração de Picanha, Picanha Supra Sumos, entre outras diversas opções.

Rua Tibúrcio Cavalcante, 790, Meireles
Seg-Dom: 11h30 – 00h
(85) 3224-0249

Ambiente do L'Ô
Ambiente do L’Ô

L’Ô Restaurante

Com estilo contemporâneo, o L’Ô Restaurante foi inaugurado em fevereiro de 2008. O cardápio é composto por carnes, frutos do mar, massas especiais e risotos. O ambiente conta com internet sem fio, área para fumantes e acesso para deficientes físicos.

O cardápio refinado, que alia a culinária mediterrânea aos ingredientes da terra, traz filé mignon grelhado ao molho de roquefort com raviolone de abóbora e cebola crocantes, uma boa dica. O risoto de camarão também não deixa a desejar. No quesito sobremesas, pudim de queijo com calda de goiaba; terrine de chocolate branco com coulis de kiwi e profiteroles de avelã com sorvete de baunilha e calda de chocolate são as nossas indicações.

Av. Pessoa Anta, 217 – Centro Histórico – Fortaleza – Ceará
Informações e reservas : (85) 3265.2288 / [email protected]
O L’Ô funciona de segunda a sábado , a partir das 19h, para jantar.
Para almoço executivo na sexta-feira e almoço de domingo, a partir das 12h.
www.lorestaurante.com.br

Maki Hi Lagosta e Caviar
Maki Hi Lagosta e Caviar (Foto: Nilton Novaes Filho)

Misaki 

O Misaki surgiu em 2006, com a proposta de um restaurante japonês tradicional. Reestruturado em 2009, passou a oferecer o conceito de restaurante japonês contemporâneo ao explorar a culinária japonesa além do sushi. A inspiração vem da tendência de acrescentar toques regionais à gastronomia oriental. Das conhecidas peças japonesas, metade são criações próprias com toques especiais, como o sushi “maçaricado” (grelhado, sem fritura). Para acompanhar, uma carta de vinhos nacionais e internacionais, além da variedade de saquês. O ambiente é uma mistura de elementos rústicos e modernos. Oferece internet sem fio, happy hour, reservas e cardápio especial para eventos.

Para os fãs de sushis, o Misaki tem ótimos combinados a oferecer. O primeiro a destacarmos é o Aru. Servido no almoço, traz uma saborosa mini salada sunomono, 4 sashimi shake, 2 niguiri shake e 2 gunkan recheados com salmão e damasco. Outra opção diversificada e interessante é o Kosho, que traz mini salada sunomono, 4 hossomaki filadélfia, 4 sashimi tilápia e 4 hakusai shake. Bacana o uso que a casa faz de ingredientes regionais, como a tilápia, transformando-os em saborosos pratos com essência e aura japonesa.

Avenida Desembargador Moreira, 1031 – Jardins Open Mall – Aldeota
Fone: (85) 3433.1050
Aberto diariamente para almoço e jantar
Cartões de crédito VISA , Mastercard e American Express

Moranga Bistrô
Moranga Bistrô

Moranga Bistrô

O Moranga Bistrô é outro lugar com um ambiente bucólico e uma roupagem retrô, dando mais ainda um toque charmoso de requinte e criatividade. Serve suas delícias de terça a domingo, das 18h às 24h.

Com um menu todo especial, que vai dos cubos de file de roquefort carpaccio de carne beringela à parmeggianasalada de camarão e moranga salad nas entradas.
Nos pratos principais, torneador fundido, torneador à sauce béarnaise, pave de badejo ao molho de amêndoas, salmão grelhado, camarão fundido, risotto de camarão e spaghetti do mar, entre outros. Além disso, a casa dispõe ainda de um menu com pizzas salgadas e doces, e crepes variados pra completar.

Rua Xavier de Castro, 100, Praia de Iracema.
Telefones: 85 3219.7078/3219.5211

Pork ribs do Moleskine
Pork ribs do Moleskine (Divulgação)

Moleskine Gastrobar

Localizado na rua Professor Dias da Rocha, conhecido corredor gastronômico, próximo à avenida Dom Luis, o Moleskine tem projeto assinado pelo conceituado arquiteto Marcos Monteiro, cujo objetivo é “levar o cliente por uma viagem de experiências e sensações”. O amplo espaço de 600m², de dois andares, divide-se em cinco modernos e descolados ambientes, e conta com 200 lugares sentados + 100 lugares para eventos em coquetel.

Com a chegada do novo chef executivo do Moleskine, Rafael Iori o cardápio foi reformulado, mantendo pratos já consagrados da casa como o Bolinho Baiano, o Bolinho Mineiro, o Black Rice, o Ceviche Moleskine e outros. Já quanto as novidades, no quesito petiscos, algumas das criações assinadas pelo chef Rafael Iori são o Tartar Mexicano (Tartar de Salmão, atum e guacamole. Acompanha molho aioli e tortilhas Moleskine); o Gravlax (prato de origem nórdica à base de salmão curado. Acompanha molho siciliano da casa e mini salada); o Shitake Recheado (shitake recheado com cremoso purê de macaxeira e coberto por camarões e geléia de pimenta) e o Vol au vent de Lagosta (crocantes caixinhas de massa folhada recheadas com deliciosa lagosta).

No quesito comidinhas, o Honey Ribs (costela de porco caramelizada no mel e gengibre sobre delicioso purê de maracujá) destaca-se como uma saborosa opção.

Rua Professor Dias da Rocha, 578
Fone : (85) 3037.6774 | 3037.1700
E-mails: [email protected] / [email protected]
Aberto diariamente para almoço, happy hour e jantar

Entremet de chocolate e caramelo... Apenas uma das delícias da Anna Paula Doceria Contemporânea
Entremet de chocolate e caramelo… Apenas uma das delícias da Anna Paula Doceria Contemporânea

Anna Paula Doceria Contemporânea

Um dos destaques quando o assunto é doceria em Fortaleza. E recebe encomendas. O espaço é bem decorado, com palavras de bem-estar e alegria espalhadas nas paredes a receber os visitantes. Ao fundo estão dispostas as matérias primas, extremamente variadas, como há de se notar pelos muitos bombons que a casa oferta – sua vitrine é bem diversificada.

O pão de mel com chocolate é uma das grandes pedidas. Extremamente macio, possui textura ímpar e gosto doce balanceado e sem exageros. O macaron de lavanda é bastante aromático. Já o bombom de pimentão e maracujá, por mais exótico que possa parecer, é um espetáculo. Pra fechar, a dica é o bombom de cumaru, com gosto saboroso a persistir no paladar e seu “cheiro de floresta”.

Rua Dr. José Lourenço, 1096 – Aldeota
Telefone: (85) 3181.9190 | 99921.2789
Horários de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h.
Aceita encomendas.

 

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php