5, julho, 2015

Guia Sabores: camarão de diversas cores e sabores

Com tantas opções. podemos até chamar o Ceará de Terra do Camarão ao invés de Terra do Sol (Foto: André Fontes)
Com tantas opções. podemos até chamar o Ceará de Terra do Camarão ao invés de Terra do Sol (Foto: André Fontes)

Camarão, camarão, camarão… Quem resiste? Não é a toa que o Ceará é o maior produtor nacional de camarão do Brasil. Para se ter uma ideia, a previsão para este ano é fechar 2014 com um total de 43 mil toneladas de camarão, dentro de uma previsão de produção nacional total de 100 mil toneladas do crustáceo. Ou seja, o Ceará é responsável por quase metade dos camarões de cativeiro no Brasil. Nessa perspectiva, não é de se estranhar que os cearenses sejam privilegiados com alguns pratos e restaurantes excepcionais, tudo em nome dessa paixão.

O Guia Sabores dessa semana te acompanha pelas delícias à base de camarão servidas em Fortaleza. As possibilidades são muitas, então decidimos variar e apontar opções diversificadas e algumas que podem ser até pouco conhecidas. No entanto, uma coisa é certa em todas (além do camarão): são pratos espetaculares… Vale a pena degustar de um por um.

Bom apetite aos fãs de frutos do mar!

Sweet Chili, do Iskä Restaurante (Divulgação)
Sweet Chili, do Iskä Restaurante (Divulgação)

Iskä Restaurante

Com mais de 20 tipos de camarão, o Iskä parece ter vindo à Fortaleza para ficar. A casa faz parte de uma pesquisa dos três sócios, Ícaro Araújo, Cabó Maia e Rodrigo Maia, e traz o marisco em receitas que vão do doce ao salgado. O prato vem com uma formatação especial, servido em potes com temperos e aromas variados e criatividade muito bacana. Tem camarão com paçoca, camarão com cheddar e bacon e até camarão com chocolate! Vale a pena conhecer.

Nossa indicação: Bastante difícil escolher, mas ficamos com o Sweet Chilli, que traz camarões mergulhados em mistura de molho apimentado e limão.

Serviço
Iskä Restaurante
Rua Professor Dias da Rocha, 247, Varjota
De terça à quinta, das 18h às 23h; sextas, sábados e domingos, das 17h às 0h.
Telefone: (85) 3013.4449

Camarões Jangadeiro - delícias do Coco Bambu (Divulgação)
Camarões Jangadeiro – delícias do Coco Bambu (Divulgação)

Coco Bambu

Com nome antigo, seu cardápio é extenso e traz inúmeras variações de crustáceos, mariscos e peixes. A casa já tem unidades em Brasília, Salvador, São Luís, Goiânia, Teresina e São Paulo. Em Fortaleza, o Coco Bambu Frutos do Mar aposta na variedade do menu, que oferece pratos bem servidos em um ambiente agradável. Para quem gosta de muito sabor, pode-se dizer que o Coco Bambu já é tradição em Fortaleza com o ramo dos frutos do mar.

Nossa indicação: Camarões Jangadeiro (12 camarões empanados com recheio de catupiry, servido com arroz à grega e batata gratinada).

Serviço
Avenida Beira Mar, 3698 – Meireles
Horário: Segunda a quarta, das 11h30 às 15h e das 17h às 0h; quinta até 1h; sexta e sábado até 2h; domingo sem intervalo.
Contato: (85) 3242.7557

Camarão no Coco do Chico do Caranguejo (Divulgação)
Camarão no Coco do Chico do Caranguejo (Divulgação)

Chico do Caranguejo

Bem mais conhecido pelo “primo” artrópode do camarão, o caranguejo, as sedes do Chico do Caranguejo no entanto primam pelo capricho com todos os frutos do mar. No cardápio, opções diversas que trazem lula, lagosta, camarão e caranguejo. Entre os pratos à base de camarão, há a entrada de arroz de camarão, ideal para comer com aquela cervejinha. Entre os pratos principais, o camarão tropical é um espetáculo, trazendo o marisco servido ao creme de leite dentro de um abacaxi, bem ao estilo de Jericoacoara. Há também o camarão no coco, seguindo a linha das frutas tropicais: camarões, requeijão, leite de coco e arroz de castanha… É de dar água na boca só de ver chegando à mesa.

Nossa indicação: Camarão no Coco.

Temakis são um exótico jeito de experimentar camarões... Vale a pena conhecer (Divulgação)
Temakis são um exótico jeito de experimentar camarões… Vale a pena conhecer (Divulgação)

Yap Temakeria

Para quem não sabe o que é um temaki, imagine um sushi em cone enrolado com algas e de recheios bastante variados… Os temakis são usuais no Japão, embora o fenômeno das temakerias seja mais brasileiro que japonês. Justificamos nossa escolha exótica ao falar de camarões com os sabores orientais da Yap Temakeria.

Com diversas opções de temakis (hots, flambados, simples e especiais), a maioria é bastante generosa quanto à quantidade e tamanho dos camarões. Entre as opções deste tipo, temos o , feito com salmão, camarão e cebolinha, e o adalbas, preparado com camarão empanadoshitake e cebolinha, tem um sabor levinho e um delicioso contraste entre doce e salgado. No entanto, resistir ao sadan é que é complicado: o temaki traz camarões com tarê e cebolinha, além de cream cheese, envoltos numa fina peça de salmão ao invés de alga.

Nossa indicação: Sem dúvidas o Sadan, espetacular.

Serviço
Yap Temakeria Sul
Av. Washington Soares 2565 ( dentro do posto BR ao lado do Siara Hall)
Segunda a sexta, das 11h às 22h30. Sábados e domingos, das 15h às 23h

Yap Temakeria
Rua Marcos Macedo, 655 – Shopping Street Mall, loja 12, Aldeota
Todos os dias, das 18h à meia noite.
Telefone3224-8618

Yap Temakeria Boteco Praia
Boteco Praia – Avenida Beira Mar, 1680, Meireles.
Horário de funcionamento: a partir das 17hs
Mais informações ligar para o Boteco Praia: 3248-4773

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php