1, setembro, 2016

Quinta-feira é dia de caranguejo

Caranguejo, uma delícia e paixão fortalezense (Foto: Chico do Caranguejo)
Caranguejo, uma delícia e paixão fortalezense (Foto: Chico do Caranguejo)

O caranguejo é, desde décadas, um prazer cultural nas quintas-feiras fortalezenses. A quinta do caranguejo, como é conhecida, costuma ser acompanhada pelo crustáceo cozido e ao leite de coco, porém seus temperos são bastante variados, dependendo de cada receita. Esse prato saboroso está comumente associado a ótimos momentos de descontração e prazer, com amigos e boa bebida. A dica gastronômica para hoje não poderia deixar de ser experimentar essa delícia amada pelo cearense.

O Portal Sabores traz hoje para você nossas dicas selecionadas de onde comer caranguejo em Fortaleza. Bom apetite!

Chico do Caranguejo

Talvez um dos pontos mais tradicionais de venda do crustáceo, o Chico do Caranguejo, que começou como barraca, hoje possui quatro lojas fixas para visitar. O caranguejo da casa é preparado com leite de coco e chega à mesa acompanhado de molho e farofa. Uma dica é não desperdiçar o delicioso caldo que acompanha o prato, bem apurado e aromático.

Além do crustáceo, há diversas opções de petiscos e pratos principais. Para petiscar, um gostoso arroz de camarão, lula à dorê e queijo coalho na brasa, excelentes dicas para acompanhar uma cerveja gelada. Para pratos principais, opções como tilápia na brasa e baião de dois, salmão à belle meunière e pratos à base de lagosta e camarão são pedidas agradáveis.

Barraca Chico do Caranguejo
Av. Zezé Diogo, 4945, Praia do Futuro
Fone: (85) 3262.0108

Chico do Caranguejo Sul
Av. Desembargador Gonzaga, 886, Cidade dos funcionários

Sede Luciano Cavalcante
Av. Norte, 2918, Luciano Cavalcante
Fone: (85) 3229.2562

Sede Água Fria
Av. Edilson Brasil Soares, 930, Bairro Água Fria
Fone: (85) 3023.2021

Caranguejos do Ordones: delícia da Parquelândia (Divulgação)
Caranguejos do Ordones: delícia encontrada no Parque Araxá/Parquelândia (Divulgação)

Carneiro do Ordones

Em uma região em que a procura de caranguejo é grande e os restaurantes com o crustáceo são poucos, a caranguejada do Ordones faz sucesso na Parquelândia (Parque Araxá) e adjacências. O caranguejo vem em um caldo todo especial, feito com verduras, leite de coco e creme de leite. Muitos dos clientes vão ao local apenas para levar o caldo para casa. E tem serviço de delivery! Outras dicas do menu são a carne de carneiro e o capote caipira à cabidela. Cervejas e drinks especiais entram na lista.

Endereço: Rua Azevedo Bolão, 571
Horário: 9h às 0h30
Contato: (85) 3281-6576

Caranguejo nunca é demais!
Caranguejo nunca é demais!

Barraca Vira Verão

A barraca apresenta programação na tradicional quinta do caranguejo em Fortaleza. Para começar, o velho caranguejo vendido à unidade é o convidado principal. Além da iguaria, a barraca oferece outros pratos com frutos do mar, como o camarão no coco ou o camarão na abacaxi. Tem também o Pargo Vira Verão, peixe frito ao molho de camarão. A partir das 20h, MPB ao vivo. A barraca funciona até meia noite.

Avenida Zezé Diogo, 3345, Praia do Futuro
Telefone: 85 3391-6200

Lula à dorê (Divulgação)
Lula à dorê (Divulgação)

Marcão das Ostras

Dia de quinta, é caranguejo na certa no Marcão das Ostras, mas há ainda outros pratos feitos com camarão, arraia, ostra, lula, polvo, sururu, carne de sol, entre outros. Na programação, a partir das 20h até às 23h30, tem chorinho.

Rua Professor Carvalho, 2901, Joaquim Távora
Telefone: 85 3257-9660

Terra do Sol
A barraca destaca, além do caranguejo, o arroz de camarão, que serve duas pessoas ou individual. Para completar, tem também o pargo frito, muito pedido entre os clientes. Fechando a quinta do caranguejo, música ao vivo, MPB. A barraca funciona até pouco depois da meia noite.

Endereço: Avenida Zeze Diogo, 5295 – Praia do Futuro II, Fortaleza – CE
Telefone:(85) 3265-4223

Crocobeach

A Crocobeach é tradicional em Fortaleza e ultrapassa em muito os limites de uma barraca de praia. Com enorme estrutura, o cardápio conta com receitas variadas e uma programação completa de shows humorísticos e musicais. Como entrada, a sugestão é o tradicional caranguejo acompanhado por uma cerveja geladinha. Lagosta, filé de pescado grelhado, camarão e arroz de polvo constituem o trio de mariscos, que serve até duas pessoas. Massas, carnes e bebidas variadas completam o menu.

Av. Clóvis Arrais Maia, 3125
Telefone: (85) 3521.9600
Todos os dias, de 08h às 18h. Terças e quintas, vai de 20h a 0h.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php