4, outubro, 2014

Harmonização com vinho para o Dia Mundial do Macarrão

Marca Fortaleza sugere harmonização de ninhos recheados com merlot


Hamburguinhos Escondidos no NinhoO Dia Mundial do Macarrão vem aí, e é hora de celebrar com excelente gastronomia. Em homenagem à data, dia 25 de outubro, a marca Fortaleza, do grupo M. Dias Branco, indica uma harmonização especial da massa com vinho. A receita sugerida para a ocasião é ninhos recheados ao forno fortaleza. Segundo o time da marca Fortaleza, a dica é harmonizar o prato com vinho composto pela casta Merlot.

O prato sugerido é adequadamente harmonizado com um vinho leve e de caráter frutado. Cortes bovinos como alcatra ou coxão mole são carnes leves, com sabor adocicado. Já o molho de tomate confere ao prato um aspecto mais cítrico, que harmoniza muito bem com vinhos tintos leves e frutados.

A uva Merlot, originária na França, é uma das mais cultivadas em todo o mundo e também uma das mais controversas, por resultar em vinhos com características muito diferentes, dependendo da região em que a bebida é fabricada. Porém, em geral, a Merlot rende vinhos tintos leves, com taninos equilibrados e notas de frutas pretas como ameixa e groselhas. Outra dica é experimentar Merlots produzidos na Itália, Austrália, EUA (Califórnia) e também no Brasil… Ou, se quiser investir um pouco mais, escolha um Bordeaux (França). Os vinhos de Bordeaux são feitos com a mistura (assemblage) de vinhos produzidos a partir de cinco castas, sendo uma das mais importantes a Merlot.

Ninhos Recheados ao Forno Fortaleza

Ingredientes:
400g de queijo minas meia cura (ou muçarela) ralado grosso
½ xícara (chá) de salsa picadinha
1 pacote de Fortaleza Sêmola com Ovos Ninho (500g)
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de óleo
300g de carne em tirinhas (alcatra, coxão mole, etc)
Sal e pimenta do reino a gosto
2 litros de molho de tomate temperado
Queijo ralado a gosto

Modo de Preparo:
– Misture o queijo com a salsa. Recheie bem a massa Fortaleza Sêmola com Ovos Ninho. Reserve.
– Doure o alho e a cebola no óleo. Junte a carne e refogue bem. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente o molho de tomate, tampe e deixe apurar por 5 minutos.
– Numa fôrma retangular (grande), espalhe uma camada generosa de molho de tomate. Coloque os ninhos recheados, um ao lado do outro. Coloque o molho restante, cobrindo bem. Polvilhe com queijo ralado. Cubra com papel alumínio. Leve ao fogo médio por 30 minutos.

Rendimento: 6 porções

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php