1, maio, 2019

Harmonizando Churrasco e Cerveja nos Mercadinhos São Luiz

Cerveja
Cerveja e sua harmonização com diversos cortes foi tema de encontro “Harmonizando Churrasco e Cerveja” nos Mercadinhos São Luiz (foto ilustrativa)

Contrariando os “cervejeiros do fim de semana”, quarta-feira é dia de beber cerveja e de desfrutar de um bom churrasco sim, por quê não? Essa foi a mensagem que os Mercadinhos São Luiz quiseram passar durante o evento “Harmonizando Churrasco e Cerveja” que aconteceu no dia 24 desse mês, na área externa da loja do Shopping Del Paseo.

O churrasco ficou por conta do cozinheiro e proprietário do restaurante El Chancho, Hugo Rigui. Foram quatro rodadas de churrasco suíno com muito sabor e personalidade cuidadosamente preparadas e explicadas pelo aprendiz do grande chef Alex Atala.

E para harmonizar as delícias da noite, só mesmo muita cerveja boa. Isso a Ekäut garantiu com muita facilidade. E é por conta de ações como essa que a cervejaria pernambucana está cada vez mais presente no mercado, no cenário e no coração dos cervejeiros cearenses. Para esse evento, quatro rótulos foram escolhidos e casados perfeitamente com cada prato:

1. A primeira rodada da noite foi de picanha suína magra com farofa de soja e limão caramelizado. Para esse prato, a Munich Helles veio se juntar ao sabor suave da carne e trazer refrescância com a carbonatação típica do estilo. Por se tratar de um corte mais magro e servido sem molhos, a leveza e o baixo amargor dessa cerveja trabalham atenuando a textura e maciez da carne na boca.

2. A sequência foi uma pancetta servida em cima de um creme de milho artesanal e acompanhada de salada de palmito, pupunha e abobrinha. Ainda na linha de um corte mais seco e com sabores terrosos, a harmonização ficou com a Czech Pilsener; uma tradicional pilsener tcheca com amargor um pouco mais pronunciado e maiores corpo e carbonatação. Uma cerveja versátil e perfeita para acompanhar o típico almoço em família.

3. O terceiro prato foi um espetinho de medalhão de lombo suíno envolvido em bacon artesanal e acompanhado de vinagrete de feijão verde. Bacon pede lúpulo, não é verdade? Foi tentando atender essa combinação que a APA 1817 superou todas as expectativas. Sabe aquela cerveja feita para harmonizar com o churrasco? Aquela que se você toma sozinha sente um sabor, mas quando harmoniza com a carne transforma a comida em algo totalmente novo? Pois é, essa é a sensação de harmonização dessa autralian pale ale bem frutada e aromática. Sem dúvidas, a melhor harmonização da noite!

4. E para fechar com chave de ouro, o chef Hugo Rigui nos presenteou com uma costelinha ao barbecue e demi-glace de goiaba acompanhada de chips de batata e aioli. Para manter o alto padrão da comida, a Ekäut também deixou um trunfo para o final: sua American Ipa. O amargor e o floral de muita personalidade dessa cerveja abraçavam as texturas e gordura da costela de uma forma inexplicável.

O sorriso e as expressões de “Humm, que delícia!” no rosto dos convidados não deixava esconder que o jantar foi um sucesso. A boa música ambiente e o cuidado dos anfitriões com todos os presentes transformou uma quarta-feira comum em um momento cheio de sabores e satisfação. Deu até para esquecer um pouco do calor que fazia em uma típica noite de abril do nordeste.

Por mais eventos e momentos como esse.

Saúde e até a próxima!

Samuel MagalhãesSamuel Magalhães é consultor de negócios, fotógrafo e especialista em marketing. Fundador e produtor do @SamCervas, perfil do Instagram criado em 2016 que aborda o lifestyle cervejeiro com conteúdo e bom humor.

Colunista do Portal Sabores.

 

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php