18, março, 2014

Helouse Odebrecht: A importância dos iogurtes para a alimentação

Nutricionista fala dos benefícios dos iogurtes e dá dicas de combinações atraentes para alimentação

Helouse Odebrecht (Divulgação)
Helouse Odebrecht (Divulgação)

A nutricionista funcional Helouse Odebrecht concedeu entrevista ao Portal Sabores para falar sobre os tipos de iogurtes e os benefícios desses produtos no cotidiano. A nutricionista ressalta que a composição nutricional dos iogurtes é um dos grandes benefícios. Ela ainda dá dicas de como combinar o iogurte com outros alimentos para deixar as opções mais atraentes e saudáveis. Confira a entrevista completa:

Portal Sabores: Existe alguma orientação sobre que tipo de iogurte combina melhor com cada pessoa ou vai depender da dieta de cada um?
Helouse Odebrecht: O iogurte é produzido, em geral, a partir da fermentação do leite de vaca. Alguns indivíduos possuem alergias ou intolerância aos laticínios e, portanto, precisam consultar um nutricionista para verificar o consumo. Para esses indivíduos existem algumas opções no mercado como iogurtes feitos com leite de ovelha ou búfala interessante para alérgicos à proteína do leite de vaca ou produtos sem lactose indicados para intolerantes à lactose.

Porém, para a população em geral o que é importante destacar é a qualidade do produto, observando seus ingredientes e quanto mais natural e menos aditivos químicos o alimento apresentar, melhor para saúde. Avaliar as necessidades nutricionais e adequação de quantidades é uma ação bem individual que vai depender da dieta de cada um.

Quais os benefícios desses produtos quando incluídos na alimentação?
Um dos grandes benefícios do iogurte está na sua rica composição nutricional: fonte de cálcio, proteínas e microorganismos. Estes três aspectos é que transformam o iogurte em um produto aliado da saúde, podendo ser utilizado nos tratamentos de algumas doenças e particularidades como prisão de ventre, emagrecimento, redução de gordura abdominal, redução do risco de alguns tipos de câncer, tratamento da celulite.

O cálcio é um mineral responsável pela inibição do processo de acúmulo de gordura e incentivo da queima desta gordura, além de reduzir a absorção de gordura da alimentação pelo intestino e, consequentemente, eliminação delas por meio das fezes. Importante também para saúde óssea. Por ter o pH mais ácido, o iogurte é um derivado do leite que possui uma boa absorção deste nutriente.

As proteínas do iogurte são responsáveis por garantir saciedade, auxiliando assim, no processo de emagrecimento, devido ao seu longo processo de digestão. As bactérias presentes no iogurte são responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal, podendo melhorar a formação das fezes, auxiliar no bom funcionamento do intestino e, assim, evitar a reabsorção de toxinas o que ocorre quando o intestino está parado.

Há alguma quantidade diária recomendada pelos nutricionistas?
A recomendação do consumo de leite e derivados média para a população brasileira, proposta pela Pirâmide Alimentar é de três porções de leite e derivados por dia. Uma porção é representada por: uma xícara de leite ou um pote de iogurte ou duas fatias de queijo.

Quais os tipos de iogurtes mais recomendados para aqueles que estão fazendo dieta de emagrecimento?
Iogurtes sem açúcar e com baixo teor de gordura contribuem para o processo de emagrecimento, pois são menos calóricos e com uma redução na absorção de glicose e gordura quando comparados aos produtos tradicionais. Produtos sem conservantes e corantes artificiais também podem ser aliados no processo de emagrecimento, uma vez que muitas pesquisas já têm demostrado a alteração hormonal feita por esses aditivos químicos e sua relação com o aumento da obesidade.

E quais os indicados para crianças e idosos?
Buscar produtos isentos de aditivos químicos como os conservantes, adoçantes artificiais, corantes, estabilizantes é uma excelente opção para todos, em geral. Principalmente, crianças e idosos que precisam de uma nutrição sadia, rica em nutrientes e livre de produtos artificiais. Uma excelente opção é usar produtos feitos com ingredientes naturais como, por exemplo, o iogurte natural que pode ser batido com frutas de vários sabores.

Que combinações podemos fazer com os iogurtes para deixar a alimentação mais atraente?
O iogurte pode não só compor parte de uma refeição como pode ser acrescentado em receitas para tornar a alimentação mais atraente. Como, por exemplo, bater uma fruta congelada como morango ou manga com uma porção de iogurte e transformar em um delicioso sorvete. Ou como molhos para salada ou petiscos, adicionando azeite de oliva, especiarias ou ervas como manjericão, cebolinha, orégano, salsinha, curry, pimenta, entre outros. (Assim, pode ser uma forma de utilizar e tornar o consumo de verduras mais interessante ou usar petiscos de uma forma mais saudável). Utiliza-se também com frutas e cereais matinais como granola ou aveia sendo um bom exemplo de café da manhã ou lanche. Assim, do café da manhã à ceia noturna, o iogurte pode estar presente na alimentação diária, sempre adequando as quantidades de acordo com as necessidades individuais.

Você tem alguma outra observação importante?
Fique atento no que está consumindo, leia o rótulo dos produtos procurando saber todos os ingredientes que o compõe. Prefira sempre alimentos mais naturais.

Sobre Helouse Odebrecht
Nutricionista Funcional
Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Atende em consultório próprio, localizado à rua Coronel Vidal Ramos, Edifício Alameda Office, sala 308 – Blumenau (SC)
Contatos:
e-mail: [email protected]
Facebook: Helouse Odebrecht Nutricionista
Instagram: @instanutri

Uma das sugestões recebidas pelo Portal Sabores é o iogurte Liebe, que segue o conceito internacional de iogurte grego, com zero gordura e menos açúcar. O iogurte é artesanal, produzido com ingredientes naturais. Mais informações aqui!

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

7 de maio de 2019

Ambev traz chopp Stella Artois a Fortaleza

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php