28, novembro, 2013

Hora do lanche: dicas saudáveis entre as refeições

Nutricionista ressalta a importância do lanche. Dica de brownie e torta de amendoim

Brownie (Divulgação)
Brownie (Divulgação)

A Margarina Puro Sabor, marca da M. Dias Branco, dá dicas de como tornar os lanches parte da rotina diária. A hora de pausar as atividades para fazer um lanche é recomendável e benéfica para saúde, pois ajuda a manter uma alimentação equilibrada e saudável. Pular os lanches aumenta a fome para a próxima refeição.

O hábito de não fazer lanches entre as refeições faz com que, na hora da fome, a pessoa não se preocupe em escolher alimentos nutritivos e saudáveis, optando assim por salgadinhos e guloseimas, alimentos que fornecem somente calorias, sem contribuir com nutrientes.

Os lanches também são as melhores opções para quem quer perder peso, “ficar muito tempo sem comer também faz com que o corpo acumule gordura”, explica a nutricionista Fabiana Fontes da Equilibrium, consultoria da M. Dias Branco.

Além disso, os lanches melhoram o desempenho no trabalho, segundo Fabiana. “A fome dá sonolência, irritação e mau humor. Quando todas as refeições são feitas de forma adequada, há mais disposição nas atividades diárias”, completa a nutricionista.

Uma ótima sugestão de lanche é o brownie, isso porque o cacau melhora a circulação sanguínea, ajuda a prevenir o câncer de intestino e faz bem ao coração. “Isso ocorre porque ele é rico em flavonóides, epicatequina e ácido gálico que são substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres. Lembrando que quanto mais cacau conter, melhor”, afirma a nutricionista.

Outra opção é a Torta de Amendoim. O amendoim é fonte de ácidos graxos monoinsaturados como o ômega 3, e ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Já o potássio é célebre por evitar cãibras e fortalecer os ossos.

Aproveitando as dicas da nutricionista Fabiana Fontes, as receitas da Margarina Puro Sabor são opções deliciosas e nutritivas para o consumo entre as refeições principais. Podem ser divididas em fatias para levar para o trabalho ou escola, ou ainda, dividi-las para aproveitá-las durante toda a semana. Confira abaixo.

Brownie

Ingredientes

– 03 xícaras de açúcar
– 05 ovos
– 06 colheres (sopa) de chocolate
– 01 xícara de Margarina Puro Sabor derretida
– 02 xícaras de Farinha de Trigo Finna Especial
– 1 ½ xícara de xerém de castanha ou nozes
– 01 colher (café) de canela
– 01 colher de baunilha

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao forno preaquecido em um refratário untado com Margarina Puro Sabor por 25 minutos de forno. Sirva em seguida.
Dica: Quando estiver com uma casquinha em cima pode retirar do forno. Caso prefira, faça uma calda de chocolate e jogue por cima.
Porções: 8 porções
Calorias por porção: 866,28

Torta de amendoim (Divulgação)
Torta de amendoim (Divulgação)

Torta de Amendoim

Ingredientes

Massa:
– ¾ de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
– ¾ xícara (chá) de Margarina Puro Sabor
– 1 pitada de sal
– 2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Finna
– 1 ovo
– Margarina Puro Sabor para untar

Recheio:
– 1 lata de leite condensado
– 2 xícaras (chá) de leite
– 1 colher (sopa) de essência de baunilha
– 1 xícara (chá) de amendoim torrado
– 3 colheres (sopa) de maizena
– 2 gemas

Modo de preparo:

Comece preparando a massa. Em uma tigela, misture os ingredientes da massa até ficar homogêneo. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível de 22cm de diâmetro untada.

Para preparar o recheio leve ao fogo os ingredientes do recheio e mexa até engrossar.

Espalhe o recheio sobre a massa na forma e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até assar e dourar. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Sirva em seguida.

Porções: 8 porcões
Calorias por porção: 566,71

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php