31, maio, 2017

Lager e Ale: você conhece essas famílias?

Cerveja
As cervejas tem diferentes famílias e tipos (Foto: Imgur)

Todo consumidor de cerveja conhece a boa e velha Pilsen. Muitas das nossas cervejas comerciais, bebidas nos botecos diariamente, são chamadas de “pilsen” e são tidas como a cerveja do Brasil. Mas você sabia que a denominação “pilsen” é só um dos estilos de cerveja dentro de uma grande família?

Sim, as cervejas têm estilos e famílias! Elas não são bebidas simples, desprovidas de história, conteúdo e estudo, como muitos acreditam. Atualmente, existem muitos estilos diferentes e eles são mutáveis, variando com o passar dos anos e com a criatividade dos cervejeiros. Alguns são antiguidades, como o estilo Gose, outros são recém-criados, como New England IPA (ou Juicy IPA), mas uma coisa que todos têm em comum é o fato de serem incluídos em uma das duas famílias existentes: Lager ou Ale.

A classificação das famílias é simples e se baseia na temperatura de fermentação em que as leveduras precisam estar para gerar a cerveja:

Lager é a cerveja cuja levedura é dita de “baixa fermentação” e precisa de temperaturas mais amenas (entre 5 e 14oC).
Ale é a cerveja cuja fermentação ocorre em temperaturas mais elevadas (entre 15 e 24oC).

Na Alemanha, os dois estilos são também chamados de “fermentação de topo” (Ale) e “fermentação de fundo” (Lager), por conta do local de concentração das leveduras dentro do fermentador – as leveduras usadas na família Lager vão para o fundo do tanque, enquanto aquelas utilizadas nas Ales ficam boiando no topo.

Beleza, mas e aí, como eu vou saber se eu tô tomando uma lager ou uma ale? Os nomes dos estilos costumam dar indicações das famílias, mas, para os mais curiosos, segue abaixo uma listinha de alguns estilos famosos e sua respectiva família (segundo o BJCP, guia de estilos para campeonatos de cerveja):

LAGER
American Lager (Budweiser)
International Pale Lager (Heineken, Birra Moretti)
Vienna Lager (Samuel Adams Boston Lager)
Munich Helles (Weihenstephaner Original)

ALE
American Pale Ale (Sierra Nevada Pale Ale)
Weissbier (Weihenstephaner Kristallweizen)
Belgian Strong Ale (Duvel)
India Pale Ale (Stone IPA)
Imperial Stout (Brooklyn Black Chocolate Stout)

O importante mesmo é experimentar dos estilos das duas famílias, porque o que não falta são cervejas deliciosas! Saúde!

Bia AdjafreBeatriz Adjafre é apreciadora dos bons drinks e das boas conversas. Desde 2016 vem estudando, de maneira informal, sobre cervejas. É cheia de opiniões, muito curiosa e ama aprender e conhecer lugares novos. Para além da cerveja, é Pesquisadora e Mestranda na Universidade Estadual do Ceará.
Colunista do Portal Sabores

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php